O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) investiga um eventual foco de gripe aviária na microrregião. Em entrevista coletiva na manhã dessa quarta-feira, 4, o titular da pasta, Carlos Fávaro, confirmou que um novo caso suspeito da doença surgiu em um estabelecimento comercial em Teutônia.
Fávaro afirmou acreditar que a suspeita não se confirmará. Segundo ele, não haveria muitas aves afetadas, sem mortes generalizadas, o que seria um indicativo de que o resultado possa dar negativo.
De acordo com o diretor substituto do Departamento de Saúde Animal, Bruno Cotta, foram identificados animais com sintomas compatíveis em abatedouro. A amostra foi colhida, encaminhada a laboratório e o resultado é aguardado.
Conforme o jornal Folha de São Paulo, a nova suspeita no RS envolveria um produtor do município de Teutônia e o frigorífico localizado na cidade de Westfália (que pertence à Languiru). Antes do abate, auditores teriam encontrado animais no frigorífico com secreção ocular e nas narinas, além de problemas com coordenação motora, sintomas típicos da doença.
Outras três suspeitas de gripe aviária em granjas comerciais que surgiram após o foco em Montenegro foram descartadas nos últimos dias. Elas estavam localizadas em Ipumirim (SC), Aguiarnópolis (TO) e Anta Gorda (RS).