O valor da moeda depende de seus dois lados, da coroa e da cara. Na fé em Jesus é semelhante. Deus ama você, dia a dia. Eis um lado dos segredos da fé. Esta é a coroa.
Sua vida é dádiva. Deus que mantém o universo inteiro, cuida de sua vida. O ar que respiramos é milagre. Mal você se apercebe deste milagre, e ele já se repete. Você volta a inspirar e expirar. Dia e noite, segundo a segundo, o ar nos faz reviver gratuitamente.
Respirar faz parte da própria condição da vida. No início mesmo do nascer, eis a dádiva do Criador. No momento do nascimento, aprender a respirar é aprender a viver. Esta dádiva se renova momento a momento.
Graça de Deus é que a esperança não acaba. Justiça vence. Sim, este mundo tem jeito. Nem mesmo a morte tem poder de acabar com o caminho de quem tem fé. A morte pareceria terminar com tudo. Dela seria a vitória. Mas não é e nem será assim. Jesus vence a morte a cada dia. Vale a pena investir tempo e esforço nas lutas por causas justas, no direito para todas as pessoas. E com isso já estamos no outro lado da moeda. Em sua cara.
A graça da fé tem valor social. Na cara da moeda está escrito seu valor, por exemplo: R$1,00 (um real).
Fé vale. Vale nas relações sociais. Sociais, porque fé não é só para dentro da igreja, quando da reunião da comunidade.
Vale como amor, nas relações mais imediatas. Tem graça nas relações entre irmãos e irmãs, reunidas na comunidade. Aí exercitamos que devemos carregar as cargas uns dos outros.
Vale como justiça. Animados pela fé podemos investir tempo nas causas da justiça. Justiça é, por exemplo, que cada pessoa tenha um lugar digno para morar. Não é direito que pessoas que vivem no campo, tenham negado seu lugar de plantio e de moradia. Nem é direito que nas cidades não haja lugar de casa digna para cada pessoa. Há muito que fazer. O caminho com Jesus tem duas vias. É dádiva e é compromisso.
Oração: Deus querido, faz-nos viver com fé e dignidade. Que cada pessoa tenha sua casa e que seja abençoada. Todas as pessoas querem ser felizes e repletas de Tua graça. Amém.