12 de maio de 2025
19ºC | Parcialmente nublado

POÇO DAS ANTAS

Município completa 37 anos com festa, eventos técnicos e rústica

Atividades começaram no dia 7 com o 2º Seminário de Fruticultura Diversificada. Programação vai até o dia 25

12/05/2025 | 08:39 Atualização: 12/05/2025 | 08:41
| Foto: Divulgação
| Foto: Divulgação

Poço das Antas completa 37 anos de emancipação nesta segunda-feira, 12. Em abril de 1988, cerca de 80% dos mais de mil eleitores votaram a favor da autonomia da localidade. O território fazia parte de Salvador do Sul. Nos primórdios, há mais de um século, pertenceu a Montenegro. 

De acordo com  o livro “Poço das Antas: Primeiro Lugar no Ranking de Educação”, a nomenclatura da cidade é extremamente literal e tem raízes históricas. Conta-se que no início da ocupação, as terras eram habitadas em grande número por antas. Esses animais desciam para beber água em determinado local do arroio popularmente apelidado de “poço”. Portanto, tais fatores teriam contribuído para a denominação. Hoje, a cidade tem cerca de 2 mil habitantes. 

Festejos 

A programação iniciou na quarta-feira, 7, com a realização do 2º Seminário Regional de Fruticultura Diversificada: Desafios e Perspectivas, na Sociedade Esperança. Ao longo do dia, foram ministradas palestras técnicas focadas em temas como produtividade, qualidade de mudas, custos de produção, controle de pragas e modelos de negócios sustentáveis. Centenas participaram do ato. Promovido pelo Executivo, o evento teve a parceria da Emater/RS-Ascar, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Sicredi Ouro Branco RS/MG.

Na quinta-feira, 8, ocorreu a premiação do 4º Concurso Fotográfico, na Prefeitura. As três melhores imagens foram selecionadas na última sexta-feira, 2, por um júri composto por fotógrafos e executivos do setor de turismo na região. Já o quarto lugar levou em consideração o maior número de curtidas na página oficial da Prefeitura, no Facebook. 

Nesta segunda-feira, 12, o Legislativo promove uma sessão solene, às 14h, no Auditório Municipal. Logo após, às 15h, a comunidade é convidada a prestigiar o “Aniversário da Família Poçoantense”, na Praça. Estão previstas apresentações artísticas e brinquedos infláveis. 

Em caso de chuva, as atividades serão transferidas para o Ginásio. Já na próxima quinta-feira, 15, o Auditório vai sediar o 5º Seminário Regional de Educação Fiscal. Para finalizar, as ruas de Poço das Antas receberão os participantes da 4ª Rústica e Caminhada, com início às 8h do dia 25 e trajetos de 3, 5 e 10 km. As inscrições podem ser feitas no site ecommerce.sesc-rs.com.br.

Momento

Segundo o prefeito, Glicério Ivo Junges (MDB), ao contrário de anos anteriores, quando houve festas ‘pomposas’, as comemorações serão mais simples desta vez. Será para a data não passar em branco.“Priorizamos eventos ligados à agricultura, ao bem-estar e integração da nossa comunidade, especialmente com o Aniversário da Família Poçoantense”, afirma o gestor. 

Entre os fatores apontados, estão a queda na arrecadação municipal nos últimos anos, sobretudo por conta da paralisação das atividades no Frigorífico da Languiru, e a necessidade de reestruturação diante de um contexto pós-enchente.  

O chefe do Executivo também atualizou a situação de pontes destruídas pelas águas. Na comunidade Mãe de Deus, a abertura da licitação está prevista para o dia 13 de maio. A travessia na localidade de Cafundó,que será executada pelo município, ainda não tem data para ser refeita.

Próximos eventos

12/05 – Sessão solene da Câmara de Vereadores – 14h

Auditório Municipal

Aniversário da Família Poçoantense – 15h

Praça 

 

15/05 – V Seminário Regional de Educação Fiscal – 8h

Auditório Municipal

 

25/05 – 4ª Rústica e Caminhada de Poço das Antas – 8h

Saída da Praça 

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.