A Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias desenvolve, desde o início do ano letivo de 2025, o projeto “Educação em Tempo Integral”.
A diretora, Isabel Deconti Fabrin, conta que, nesta primeira fase, a proposta abrange crianças de 4 anos da Educação Infantil. Além de ampliar o tempo de permanência na escola, o projeto aborda conhecimentos que perpassam o currículo escolar e que abrangem habilidades sociais, emocionais, desportivas e culturais. “É realmente a busca pela formação integral das crianças. Além disso, a ideia é aproximar a escola da comunidade, incentivando a vinda de atores locais para ensinar seus talentos aos alunos”, destaca.
A turma permanece o dia todo na escola, recebendo alimentação, realizando e aperfeiçoando os hábitos de higiene e de descanso. Os pequenos participam de aulas específicas, trabalho com pedagoga e oficinas de patinação, horta/jardinagem, jiu-jitsu, dança/balé e artesanato. “As aulas com a pedagoga são ministradas com base no uso de uma apostila para abordar os campos de experiências citados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que perpassam este currículo. Esta apostila é utilizada também pelos demais estudantes da escola”, completa Isabel, que está na direção desde o mês de fevereiro.