A Prefeitura de Teutônia afirmou, na manhã desta terça-feira, 18, que a área do Hospital Teutônia Norte, no Bairro Teutônia, deverá sediar um prédio voltado à Educação. A demolição da histórica estrutura ocorre ao longo desta terça-feira, 18, e marca o fim de uma era, iniciada em 1936.
De acordo com o secretário de Obras, Viação e Transportes, Ariberto Magedanz, o Executivo irá trabalhar na elaboração de um projeto para ocupar o terreno e, seja uma creche, EMEI ou Emef. Contudo, ainda não há prazo. “Vamos planejar um prédio que contemple a comunidade do Bairro Teutônia e arredores”, afirmou o titular da pasta.
A demolição
Na semana passada, o prédio do Hospital Teutônia Norte foi interditado pela Defesa Civil do município, após laudo pericial apontar “risco de colapso estrutural”. Segundo o coordenador, Tenente Marco Antônio Frank, a equipe fez uma inspeção ainda em janeiro, a qual levou a solicitação da perícia. Esta, por sua vez, apontou a situação irreversível do imóvel.
Franck explica que uma tentativa de recuperação seria onerosa ao Município e sem qualquer garantia, devido ao avanço das condições precárias e a falta de segurança. Desta forma, a demolição se tornou inevitável e há amparo legal. “Infelizmente, o prédio ficou abandonado por muitos anos, sem qualquer tipo de reparo, mesmo depois de ser desapropriado. É algo que poderia ter sido evitado, mas lá atrás. Agora é tarde”, lamentou.