Mais visitado do mundo, o Museu do Louvre, em Paris, foi fechado neste domingo, 19, após um assalto sem precedentes. De acordo com a imprensa francesa, por volta das 9h30min no horário local (4h30min, no horário de Brasília), ladrões invadiram o prédio e roubaram peças históricas da monarquia.
Foram subtraídas nove joias da coleção de Napoleão Bonaparte e da imperatriz Josefina na Galeria de Apolo, espaço que abriga pedras preciosas e diamantes da coroa. Entre elas, um colar, um broche e uma tiara. Ao menos dois homens ingressaram no local a partir de um canteiro de obras pela fachada voltada para o Rio Sena e pegaram um elevador de carga. Na sequência, quebraram as janelas. Um terceiro permaneceu na parte externa. A ação teria durado cerca de sete minutos. Na sequência, o grupo fugiu em scooters.
Segundo o ministro do Interior, Laurent Nuñez, os itens possuem “valor inestimável” e são “verdadeiros patrimônios” do país. Ainda, avalia que os criminosos fizeram um reconhecimento prévio. O Ministério Público determinou uma investigação sobre o caso e trabalhos forenses ocorrem na região.
Com informações do Portal G1.