A “Turnê Europa 2025 – Notas Tropicais” levará a arte e a cultura gaúcha e brasileira ao cenário internacional. Cinco renomados músicos gaúchos se reuniram e formaram o Grupo Guarany, que inscreveu projeto e foi contemplado com o 1º lugar no edital Programa de Intercâmbio Cultural – Edital de Mobilidade Cultural MinC nº 1/2024, consolidando-se como uma iniciativa de relevância para a valorização da música brasileira. O lançamento da turnê foi na segunda-feira, nos jardins da Catedral Metropolitana, ao lado do Palácio Piratini, em Porto Alegre.
O quinteto, formado por Ana Carolina Bueno (flauta transversal – professora do Projeto Teutônia Cultural), Lucas Eduardo Grave (piano – maestro da Orquestra Henrique Uebel, de Teutônia), Juliana Torres Correia dos Reis (clarinete), Isac Costa Soares (trompete) e Diego Ramires da Silva Leite (trombone), estará na Alemanha entre os dias 18 e 25 de março, fazendo shows em quatro cidade: nesta quinta-feira, 20 de março, em Boppard; na sexta, 21, em Gemünden; no sábado, 22, em Rheinböllen; e no domingo, 23, em Emmelshausen.
O repertório é composto por música gaúcha e brasileira, destacando a identidade cultural do grupo. Um dos momentos mais especiais será a estreia do medley “Notas Tropicais In Concert”, assinado pelo arranjador paulistano Jether Garotti, criado especialmente para esta turnê. A produção cultural do espetáculo é do também teutoniense Marcelo Brentano.
Idealizadora do projeto, a flautista Ana Carolina Bueno ressalta a importância do espetáculo. “No mês das mulheres, celebramos o protagonismo feminino com uma liderança negra à frente da iniciativa. Com 90% de artistas negros no grupo, reafirmamos a diversidade e o poder da nossa arte”.
Para o diretor musical, Lucas Grave, “levar a música brasileira à Europa é mais que uma conquista: é um passo essencial para fortalecer nossa presença no cenário internacional”.