Pouco mais de uma hora depois da fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina, o nome do novo papa foi anunciado. O sucessor de Francisco será Robert Francis Prevost, dos Estados Unidos. Será a primeira vez que um norte-americano vai liderar a Igreja Católica. Aos 69 anos, o novo pontífice adotou o nome de Leão XIV.
Nascido em Chicago, Robert serviu por duas décadas no Peru, onde se tornou bispo e cidadão naturalizado. Por lá, se notabilizou pela atuação missionária. Além disso, possui um perfil semelhante a Francisco, especialmente no que tange ao compromisso com pobres os pobres e imigrantes. Por conta do envolvimento com duas nações das Américas, é uma das principais lideranças religiosas do continente.
Prevost ocupava o cargo de prefeito do “Dicastério para os Bispos”, uma posição estratégica que lhe proporcionou conhecimento profundo sobre a estrutura da igreja. Leão XIV é o 267º pontífice da história. No seu primeiro pronunciamento, destacou a importância de “construir pontes com diálogo” e enfatizou o legado do antecessor. Logo após, fez a benção em latim, o que representa o início oficial do pontificado.