5 de fevereiro de 2026
34ºC | Tempo limpo

ILUSTRE CIDADÃO

“O começo foi muito rudimentar, mas os resultados eram perceptíveis”

O quadro Ilustre Cidadão entrevista Bruno Frederico Tiggemann

Por: Marco Mallmann

05/02/2026 | 11:05
Bruno Frederico Tiggemann
Bruno Frederico Tiggemann

Com 40 anos dedicados à musculação, Bruno Frederico Tiggemann, 56 anos, natural da Linha Clara, é um dos pioneiros da prática em Teutônia. Profissional regulamentado pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF) e engenheiro civil, ele iniciou a atividade com o objetivo de aprimoramento pessoal, mas nunca com a mentalidade de competir no fisiculturismo. O interesse de amigos próximos e colegas fez com que ele abrisse a Metal Gym, a primeira academia do município, que funcionou de forma improvisada em alguns endereços. Desde 1998, é proprietário da Academia Flex.

Como surgiu o gosto pela musculação? 

Bruno Frederico Tiggemann – Durante o Ensino Fundamental, jogava futebol e vôlei na escola, mas não gostava das aulas de educação física. Achei um livrinho sobre levantamento de peso que pertencia ao meu pai, mas somente acrescentou algum conhecimento sobre o esporte. No início do Ensino Médio, eu pretendia ingressar numa escola militar e temia não ser aprovado no teste de aptidão física. Um amigo meu já se exercitava em casa e me indicou um livro de musculação. Fui seguindo as instruções, fazendo os exercícios no meu quarto, com pesos de cimento feitos em casa, um cano de ferro, um banco de madeira e uma prancha abdominal. O começo foi muito rudimentar, mas os resultados eram perceptíveis: mais força, mais resistência e um discreto aumento da massa muscular. No início de 1986, recebi meu primeiro salário e fui com o amigo Iuri para Porto Alegre, onde compramos um par de halteres, uma barra de 1,5m e algumas anilhas de ferro fundido. Juntamos nossos equipamentos e começamos a treinar no quarto da pensão onde eu residia. 

Quando iniciaste com a Metal Gym e onde ela funcionou?

Tiggemann Não demorou e alguns colegas queriam treinar também, mas continuar no quarto seria impossível. Fui conversar com o prefeito Elton Klepker (in memoriam), para saber se havia algum espaço público para instalar uma sala de musculação. Ele ofereceu uma sala de 15 m2 onde funcionou o seu primeiro gabinete, junto à recém-remodelada Casa de Cultura de Teutônia. Comprei alguns equipamentos, mas a qualidade era muito ruim. Os treinos eram realizados no horário do almoço, pois todos trabalhavam durante o dia e estudavam à noite. Uns meses depois, instalamos os equipamentos num canto da distribuidora de bebidas da minha família. Após algumas semanas, fiquei sabendo que o Esperança tinha um espaço de 36 m2 disponível: fui conversar com a diretoria e propus pagar a energia elétrica em troca do direito de utilizar o espaço. Aos poucos o número de praticantes foi aumentando. Adquiri mais alguns equipamentos e ficamos lá até dezembro de 1997. 

Quando abriste a Academia Flex?

Tiggemann Em 1988, comecei a cursar engenharia na Unisinos, mas acabei trancando após seis semestres. Com as noites livres, passei a atender mais pessoas interessadas em praticar musculação. Sem despesas com a faculdade e o rendimento extra dos novos alunos, em 1993 adquiri um terreno de 360 m2 com o propósito de construir minha própria academia. Após meses economizando e planejando, dois anos de obras (com algumas interrupções), a Academia Flex abriu suas portas em 10 de janeiro de 1998 na Rua 25 de Julho, onde funciona até hoje.

Muitos equipamentos tu mesmo projetas. De onde surgiu essa habilidade?

Tiggemann Os primeiros equipamentos que adquiri eram muito frágeis e com uma péssima biomecânica. Outras empresas que produziam equipamentos estavam localizadas em SP e MG, com preços elevados e longe da minha realidade. Com o conhecimento adquirido no curso de engenharia e utilizando fotos de livros e revistas, passei a projetar e construir meus próprios equipamentos, comprando o material necessário e contratando profissionais de Teutônia para produzi-los.

O que a pessoa deve fazer para ter uma boa saúde e iniciar uma atividade física?

Tiggemann É importante pensar a longo prazo, usar o bom senso e ter disciplina: dormir o suficiente, manter uma alimentação equilibrada, tomar bastante água e praticar uma atividade física que seja prazerosa. Antes de iniciar, o primeiro passo é procurar um profissional de confiança e se informar. Quando eu comecei, havia pouquíssima informação disponível (profissionais, livros, revistas) e muito preconceito sobre a musculação. Hoje é o contrário. Porém, nem todas as fontes são confiáveis, principalmente nas redes sociais.

Quantas academias Teutônia possui hoje e como é a concorrência?

TiggemannTeutônia possui 32 academias ativas, oferecendo, além de musculação, danças, yoga, spinning, funcional, ginástica e atividades aquáticas. Além destas, também conta com estabelecimentos que oferecem pilates e diversas modalidades de lutas. Como em qualquer outra atividade econômica, a concorrência elimina alguns e favorece outros. Por mais que você se esforce, nunca vai conseguir atender (e agradar) a todos. As pessoas consomem produtos e serviços de acordo com suas necessidades e possibilidades.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.