O Centro de Apoio a Pesquisas e Encontros Familiares (Capef) é uma entidade nacional, com sede em Teutônia, na Rua Maurício Cardoso, Nº 912, no Bairro Teutônia. O Capef foi fundado em 20 de Agosto de 1995 por um grupo de pesquisadores ligados a famílias que promovem encontros, ou pesquisam a sua genealogia. É uma entidade sem fins lucrativos, à qual podem se associar pessoas de qualquer origem étnica que organizam ou pretendem realizar encontros de famílias, de qualquer lugar do Brasil, e especialmente, produzir livros registrando a história da imigração e a genealogia das famílias.
Os objetivos do Capef são: congregar as famílias brasileiras interessadas na pesquisa de suas origens históricas; centralizar as pesquisas genealógicas desenvolvidas pelas famílias para formar um banco de dados que sirva de subsídio aos pesquisadores associados; desenvolver entre os associados sentimentos cívicos, espirituais e faculdades sociais, físicas e mentais para formação integral de seus associados através das trocas de experiencias e buscas pelas raízes; estimular a pesquisa genealógica e histórica de cada associado apoiando a transformar as pesquisas em livros; incrementar o cultivo literário, artístico e cultural; incentivar o trabalho sadio da pesquisa e escrita voltado para jovens; conscientizar os associados de sua responsabilidade perante Deus, a sociedade, a família e a pátria brasileira; manter relacionamentos com entidade congêneres nacionais e internacionais, cujas finalidades e orientação filosófica se coadunem com as deste Centro; e promover eventos culturais com foco no lançamento de livros.
No próximo dia 23 de agosto, às 14h, o Capef promove um grande evento com o lançamento de quatro livros produzidos pelos seus associados, resgatando a história da imigração.
Os autores são Armin Ildo Pott, Marcos Kreimeier, Rudimar Landmeier, Wolfgang Hans Collischon, Heidi Collischon, Nair Tereza Jantsch Dupont e Luiz Carlos Rota Gosmann. A atividade será realizada no auditório da Sicredi Ouro Branco RS/MG, localizado na Rua João Lavrinenco, Nº 755, no Bairro Languiru, em Teutônia. Haverá ainda pré-lançamento do livro “O menino que subiu os 7H (Agás)”, também de Luiz Carlos Rota Gosmann.
A comunidade está convidada a prestigiar o evento e a trazer um quilo de alimento não-perecível. Os alimentos doados e a aquisição de livros lançados no dia contribuirão para auxiliar o Hospital Ouro Branco (HOB), de Teutônia.
Você é convidado a prestigiar o lançamento e conhecer mais sobre o trabalho do Capef.