Depoimentos do povo

"Respeitar e ser digno com o adversário, pois o esporte é uma forma de integração entre as pessoas. Basta ver o que é uma Olimpíada. "
Laudenor Brune - Teutônia

"Uma frase que logo me ocorre com essa pergunta é “o esporte não molda o caráter das pessoas, ele o revela”. Nos campeonatos por aí, os atletas, técnicos e torcedores precisam entender que esporte não é guerra. É, sim, um importante veículo de transformação da sociedade. Fácil não é, mas tudo tem um começo. "
Marcelo Frederico Bittencourt - Teutônia

"Eu acredito que, para criar uma cultura de paz no esporte, o foco deve estar na educação de base. Ensinar desde cedo que esporte é sinônimo de respeito e união, não de uma rivalidade agressiva, faz muita diferença. Mas eu acho que, principalmente, a punição deveria atingir os próprios clubes em casos de violência: quando eles sentem no bolso e na imagem do time, os casos de violência se tornam um problema maior. "
Gabriel Graeff - Teutônia

"Considero que a solução com maior potencial de sucesso para o fortalecimento da cultura de paz no esporte está na educação. A escola e o esporte escolar têm a capacidade de ser um instrumento para valorização dos princípios que o esporte tem em comum, como a paz, o respeito - pelas regras e pelo outro -, a cooperação e o jogo justo. O entendimento e o respeito pelo lugar do outro são fundamentais nesse processo, que é longo e exige que sejamos persistentes como sociedade e enquanto apaixonados pelo esporte. "