10 de abril de 2025
19ºC | Chuvas esparsas

POVO RESPONDE

O que podemos fazer para evitar problemas de falta de água no verão?

30/01/2025 | 09:03 Atualização: 05/03/2025 | 14:37
Depoimentos do povo
Foto - Gleci Quadros dos Santos

"Como moradora do Bairro Canabarro, sei bem o que é enfrentar a falta de água, especialmente nos meses de verão. É um problema recorrente que nos afeta diretamente, e acredito que pequenas ações podem fazer a diferença. Podemos evitar lavar calçadas e molhar gramas de forma desnecessária, reaproveitar a água da máquina de lavar para outras tarefas e não desperdiçar a água da piscina. Cada gesto de economia ajuda, não só a nossa casa, mas também a comunidade, como um todo. "

Gleci Quadros dos Santos - Teutônia

Foto - Julie H. de Castro Reinheimer

"Exige um conjunto de ações para otimizar o uso dos recursos e reduzir o desperdício. Algumas ações devem partir de dentro de nossas casas, evitando banhos longos e abrir a torneira enquanto escova os dentes ou lava a louça e reduzindo o uso de água em atividades não essenciais, como lavar o carro ou regar o jardim com mangueira. Contudo, ações vindas do poder público tem efeitos maiores e mais amplos, campanhas de conscientização sobre a importância de economizar água, tanto para consumo pessoal quanto coletivo. Acredito que essas atitudes ajudam não só a prevenir a escassez de água, mas também a criar uma cultura de preservação dos recursos naturais. "

Julie H. de Castro Reinheimer - Teutônia

Foto - Gilberto Frigo

"A criação de cisternas para armazenamento da água da chuva é uma das soluções. Outra solução no interior é a criação de açudes que possam ser utilizados para irrigação das plantações, para evitar a falta de água no verão. "

Gilberto Frigo - Teutônia

Foto - Luciana Kohler Louzado

"Urge agirmos no micro, para atingirmos o macro, dando bons exemplos, em primeiro lugar, ao invés de proferirmos palavras bonitas. Não esqueçamos que são os exemplos que arrastam. Cuidar com as torneiras pingando, não ajustadas, com o banho demorado, com lavar a louça ou escovar os dentes com a torneira aberta, lavando carros ou molhando as gramas, quintais com mangueira sempre aberta e de forma irresponsável, não guardando a água da chuva para limpezas e molhagem de plantas. Mudar a forma de agir é muito mais desafiador do que mudar a forma de pensar. Lembrando que, em se tratando de planeta, não existe o conceito “pôr no lixo”, ou “pôr fora”, porque o fora é dentro. "

Luciana Kohler Louzado - Teutônia

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.