No livro da Sabedoria 9,13-18, fala que tudo o que sabemos é graças à ação do Espírito Santo em nossa vida. Tudo vem de Deus. Mas, afinal, o que é a sabedoria e a fé que temos?
Sabedoria e fé são conceitos interligados que se complementam. A sabedoria fornece o conhecimento e a capacidade de tomar decisões prudentes. Tem pessoas que trabalham sem sabedoria. Trabalham só para ter dinheiro. Não comem um ovo para não colocar a casca fora. Tem pessoas que são tão pobres que só tem dinheiro e quando morrem fica tudo para trás. A sabedoria é o conhecimento, a erudição e a habilidade de usar esse saber para tomar boas decisões e guiar a vida de forma sensata. Para os cristãos, a sabedoria está ligada ao temor a Deus e à compreensão de Sua vontade, o que leva a um conhecimento mais profundo e a uma vida moral. A fé, na sabedoria, não é apenas um ato de crença, mas uma força transformadora que permite ao indivíduo superar as adversidades, confiar nos planos divinos e agir com discernimento.
O que é fé?
A fé é a confiança e a entrega em algo superior, que fortalece o indivíduo para enfrentar desafios e conduzir uma vida mais significativa e equilibrada, com um propósito divino. A fé é a confiança inabalável e a entrega da vida em algo maior, como a orientação divina. A fé é a certeza do que se espera, a convicção que move e transforma a vida, tornando o impossível possível. A sabedoria e a fé devem caminhar juntas para um equilíbrio na vida. A fé sem sabedoria pode levar à imprudência, enquanto a sabedoria sem fé pode resultar em desânimo e falta de propósito.
No Evangelho de Lucas 14,25-33, Jesus fala o que é ter fé. Ter fé é seguir Jesus abrindo mão de tudo.