A Operação Verão Total 2025/2026 começa nesta segunda-feira, 1º, com a mobilização de 930 guarda-vidas nos Litorais Norte e Sul e nos balneários de água doce do Rio Grande do Sul.
Com o aumento do fluxo de banhistas após o fim do ano letivo e a aproximação das festas de fim de ano, a operação reforça o monitoramento das áreas de banho. Nesta temporada, todas as praias do Litoral Norte e quatro pontos do Cassino e de São José do Norte contarão com motos aquáticas e quadriciclos, a fim de ampliar a mobilidade das equipes e a capacidade de identificar situações de risco.
72 novos guarda-vidas civis temporários concluíram a formação na semana passada, que incluiu técnicas de salvamento, resgate aquático, atendimento pré-hospitalar e prevenção. Outros 216 profissionais foram recertificados para retornar ao trabalho nesta temporada. Bombeiros militares e policiais militares também integrarão a força de segurança após treinamento específico.
As equipes devem concentrar esforços em áreas consideradas críticas, como mar aberto, desembocaduras, barras e canais. A distribuição do efetivo leva em conta fluxo de banhistas, histórico de ocorrências e características de cada local.
Último verão
Na temporada passada, o Estado registrou 904 salvamentos — 769 no Litoral Norte, 59 no Litoral Sul e 76 em águas internas. Para evitar novos acidentes, os guarda-vidas destacam medidas básicas: respeitar a sinalização, manter crianças próximas, evitar entrar sozinho no mar, não usar boias infláveis e conhecer os riscos das correntes e buracos.
A orientação geral é buscar sempre locais protegidos por guarda-vidas e seguir as recomendações da equipes.