7 de julho de 2025
12ºC | Tempo limpo

1ª edição

Orquestra Jovem Paz realiza concerto nesta quinta

Espetáculo será realizado na Centro Cultural Evangélico, a partir das 19h30. Às 17h, músicos oferecerão palestra aberta ao público

22/05/2025 | 09:19 Atualização: 22/05/2025 | 09:35
Foto: divulgação
Foto: divulgação

O Centro Cultural Evangélico, em Paverama, será palco de um espetáculo nesta quinta-feira, 22, a partir das 19h30. O evento marca o encerramento da 1ª edição do projeto cultural “Orquestra Jovem Paz em Concerto”, que já levou apresentações aos municípios de Forquetinha e Fazenda Vilanova.

Sob regência da maestrina Simone Huwe, o grupo – composto por 20 integrantes com idades entre 7 e 24 anos – executará um repertório diversificado, com 13 músicas nordestinas, brasileiras e internacionais. Diferente da maioria das Orquestras, a Jovem Paz, dá destaque à voz, através do canto com solos, uma, duas ou três vozes, acompanhadas por instrumentos.

Ao longo de seis meses, os músicos receberam uma formação, com 180 horas de aulas instrumentais. Às 17h, a regente e alguns integrantes realizarão uma breve palestra, aberta ao público, sobre a composição da orquestra.

A iniciativa tem o objetivo de valorizar a música orquestral, aliada ao canto, promovendo a conservação da cultura através das novas gerações. Além disso, impulsiona a carreira do grupo, apresentando novas perspectivas aos participantes.

“Nossa intenção é manter essa chama viva”, destaca Simone. Segundo ela, o próximo projeto já está sendo encaminhado. A 1ª edição foi realizada pela produtora Vetor 8, com patrocínio da Certel e financiamento do governo do Estado, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

Histórico

A Orquestra Jovem Paz surgiu em 2021, inicialmente chamada de Orquestra Jovem Languiru, por ter sido idealizada pela Cooperativa Languiru e parceria com a Associação Pró-Cultura Paz, de Teutônia. Com o tempo, o grupo se reinventou, recebendo um novo nome e também uma nova sede, localizada no Bairro Teutônia.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.