12 de outubro de 2025
19ºC | Tempo nublado

SABEDORIA E FÉ

Outubro Rosa e o cuidado que vem de Deus

Opinião do Pastor Márcio Sedinei Frank, da Paróquia Teutônia Centro

Por: Pastor Márcio Sedinei Frank

10/10/2025 | 09:23

Você conhece alguém que teve ou que tem câncer de mama? Outubro é o mês em que o mundo se veste de rosa para lembrar da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Mais do que uma campanha de saúde, o Outubro Rosa é um convite à vida, ao cuidado e à esperança. Como cristãos, somos chamados a enxergar nesse movimento um reflexo do amor de Deus, que se manifesta também no zelo pelo corpo que Ele mesmo nos concedeu.

O apóstolo Paulo nos lembra: “Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo que habita em vós?” (1 Coríntios 6.19). Cuidar da saúde, portanto, é um ato de fé. É reconhecer que o corpo pertence ao Senhor e que temos a responsabilidade de preservá-lo. A prevenção, as consultas médicas, os exames e os hábitos saudáveis não são sinais de falta de confiança em Deus, mas expressões práticas da gratidão por Sua criação. 

Ao mesmo tempo, o Outubro Rosa nos convida à solidariedade. Muitas mulheres enfrentam o diagnóstico com medo e dor. É papel da comunidade cristã estender a mão, oferecer apoio emocional e espiritual, orar, visitar e consolar, como ensina Gálatas 6.2: “Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.” Isto não é apenas papel de Pastores/as, padres ou profissionais da saúde, mas de todos/as.

Que este mês nos inspire a unir fé e cuidado. Que possamos lembrar que Deus age também através da ciência, da medicina e da comunhão. E que o rosa que enfeita as cidades seja um lembrete do amor divino que sustenta, cura e renova a vida. Que o Outubro Rosa nos inspire a unir fé e responsabilidade, oração e prevenção, encorajando as mulheres a se cuidarem, e lembrar que Deus, em seu amor, nos acompanha em todos os exames, tratamentos e recomeços. Ele é o Deus da vida, e Nele encontramos a verdadeira cura: a esperança que nunca se apaga.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.