“Jesus disse para Tomé: você creu porque me viu? Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram.” (João 20.29)
A mensagem da semana após a Páscoa é essa: Cristo ressuscitou. Felizes são as pessoas que creem na ressurreição mesmo não tendo ¨visto¨. Essa mensagem de nosso Deus abre um caminho de esperança: a traição, a prisão, a dor e a morte sofridas não têm poder sobre Cristo. Ele as venceu. É mensagem de esperança pois você e eu, pela fé, somos parte desta vitória. A esperança é nossa também.
Pessoas de fé receberam por herança este legado de seus antepassados. A pergunta é: como você contará esta notícia às novas gerações? Quero sugerir o caminho do testemunho fiel que se dá por palavra e ação: o que é professado no coração quer ser também o que se materializa em ações. A palavra e a ação inspiram novas gerações.
Para exemplificar, falo do filho e da filha na relação familiar. Perceba que a criança se inspira nos pais, nos avós, padrinhos, madrinhas ou em pessoas amigas. Segue seus passos. Reproduz suas palavras. Crê no que ouve, mesmo sem ter visto os fatos da história. Família e amigos/as são as primeiras pessoas de absoluta confiança da criança.
E mais: são sua inspiração. É assim que, pelo exemplo das pessoas próximas, o Espírito Santo age e faz chegar a boa notícia aos pequeninos e pequininas.
Esta relação é muito importante no tempo que vivemos. Deus nos cerca de pessoas amadas e queridas para nos proteger e cuidar. Você que é pai, mãe, avô, avó, irmão ou irmã: faça o que estiver ao teu alcance para, com carinho e bondade, manter as relações vivas e saudáveis.
Por isso, lembramos mais uma vez: vamos servir de testemunhas para que os que não viram também possam crer nesse nosso senhor e salvador. Amém.