O primeiro Feirão de Roupas e Calçados do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Paverama ocorreu na manhã de sábado, 28. Mais de duas mil peças, entre calçados e roupas de inverno, foram distribuídas para famílias do município em situação de vulnerabilidade social.
O objetivo da ação, conforme a psicóloga e coordenadora do Cras, Daniela Bastos, foi atender à demanda de forma emergencial, tendo em vista as baixas temperaturas que atingem a região. “Em um estado que registra temperaturas abaixo de 0°, campanhas como esta são indispensáveis”, afirma.
A iniciativa, segundo ela, fortalece o vínculo da comunidade com o Cras, ampliando a rede de proteção social. “O espaço foi todo preparado e enfeitado. Nós montamos looks como se fosse uma loja, para que eles se sentissem acolhidos e valorizados”.
Além de agasalhos, a prefeitura também ofereceu serviços de confecção de Carteira de Identidade Nacional (CIN) e atualização do Cadastro Único. A partir das 7h, uma fila de munícipes que aguardavam por atendimento – que iniciou às 8h – se formou em frente ao Cras, o que, para Daniela, demonstra a importância do evento e justifica a realização de outras edições.
Projeto voluntário
Dias antes do Feirão, a equipe reuniu doações de lojas, brechós e da própria comunidade. O município agora trabalha na estruturação de um novo projeto para administração dos itens que restaram.
“Algumas voluntárias ficarão responsáveis pelas roupas, assim como pelo recebimento de contribuições. Elas farão consertos, melhorias e higienização, deixando prontas para doação”, explica a coordenadora.