Cerca de 1 mil alunos dos 3º e 4º anos da rede municipal de ensino participaram, na manhã desta quarta-feira, 25, de uma vivência marcante no auditório do Colégio Teutônia: uma apresentação teatral lúdica e educativa que abordou a importância da preservação ambiental.
A peça foi criada e encenada pelo grupo de teatro do Projeto Teutônia Cultural, coordenado pela professora Tuti Kerber, e envolveu os alunos das oficinas culturais da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer. Com cerca de 20 minutos de duração, a apresentação mostrou, de forma criativa e acessível, como as ações do dia a dia impactam diretamente o meio ambiente — especialmente o descarte inadequado de lixo e suas consequências para a saúde humana.
A atividade é fruto de uma ação integrada entre as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Educação e Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, que uniram forças para promover não apenas entretenimento, mas também conhecimento e reflexão.
Para a secretária de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Vanessa Carniel, proporcionar essa oportunidade aos alunos das oficinas culturais é uma forma concreta de valorização. “É extremamente importante que esses alunos tenham a chance de vivenciar a experiência de palco, de mostrar tudo o que ensaiaram e construíram ao longo do ano. Essas ações integradas são muito válidas para o crescimento pessoal e artístico deles. A cultura transforma, conecta e educa — e esse projeto é um exemplo disso”.
A subsecretária de Educação, Shana Miller Vogel, destacou o valor pedagógico da iniciativa. “Trazer temas como a preservação do meio ambiente de forma lúdica, por meio do teatro, aproxima o conteúdo da realidade das crianças. Elas conseguem se enxergar nas situações mostradas na peça, seja no transporte escolar, em casa ou na escola. É assim que se constrói a conscientização: com orientação prática, sensível e significativa.”
Para o Executivo, além da sensibilização ambiental, o projeto fortalece a interdisciplinaridade entre cultura e educação, e reforça o compromisso do município com o desenvolvimento sustentável desde a infância. O meio ambiente é um projeto coletivo, que exige diálogo entre diferentes áreas, culturas e saberes, lembrou o subsecretário de Agricultura e Meio Ambiente.

Foto: divulgação