Amem os estrangeiros, pois vocês foram estrangeiros no Egito e devem amá-los como vocês amam a vocês mesmos. (Levítico 19.34)
Como resultado disso, já não existem mais judeus e não judeus, circuncidados e não circuncidados, não civilizados, selvagens, escravos ou pessoas livres, mas Cristo é tudo e está em todos. (Colossenses 3.11)
Você já sentiu dificuldades para se adaptar a um lugar ou ser acolhido ou acolhida em algum grupo? Muitas vezes notamos olhares que condenam por inúmeros motivos. Sentir-se acolhido e respeitado é um justo anseio do ser humano. Mas muitas pessoas, nesse exato momento, estão encontrando barreiras por causa de sua origem, cor ou condição social.
O ser humano é muito rápido para olhar, julgar, condenar e, se fosse possível, executar a pena da condenação! Acolher o forasteiro é um preceito Cristão. Amar ao próximo é uma atitude que beneficia tanto a quem a pratica quanto a quem a recebe. Nós acolhemos pessoas indistintamente, porque sem distinção Deus nos acolheu em Cristo.
Amar ao próximo como se ama a si mesmo e amar a Deus acima de todas as coisas resume toda a lei que está nas Sagradas Escrituras! O amor ao próximo é um mandamento que deve guiar todas as ações e decisões, e que reflete a luz de Cristo no mundo.
Pastor Valmir Frank Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Boa Nova, com sede em Westfália