É consenso que para algumas pessoas a inserção numa igreja não faz falta. “Não acredito em Deus e sou feliz.”
Existe a concepção de que as pessoas boas, justas, honestas e trabalhadoras têm uma vida confortável devido ao seu empenho pessoal, seu esforço humano, ao desenvolvimento de suas capacidades e a atuação com responsabilidade e comprometimento. Por isso alguns indivíduos não enxergam os benefícios de Deus nas suas vidas e o quanto a humanidade é devedora da graça divina e que o louvor a Deus é fonte incomparável de alegria, de consolo, de energia e nos ensina a misericórdia.
A função da igreja de Cristo é unir as pessoas como família de Deus para que possam dividir alegrias, sofrimentos e tristezas e oferecer refúgio, uma ilha de proteção num mundo hostil e competitivo. E, embora o individualismo esteja em alta, existem momentos em que o pertencimento à comunidade de fé pode trazer alento. A comunhão de pessoas e os rituais religiosos podem ajudar a enfrentar, suportar e superar as provações e os infortúnios da vida.
As pessoas dizem que podem ser felizes sem Deus, mas, e nas tempestades da vida, onde elas vão buscar socorro? A fé em Deus faz sentir que existe uma força superior no mundo e perceber isso é extremamente reconfortante, porque nos dá a força necessária para suportar as perdas da vida sem deixar que elas nos destruam e, simultaneamente, avançar no caminho da dor e do luto e a sermos capazes de apreciar a vida apesar das perdas.
Pastora Evanice Beise
Comunidade Evangélica Luterana Teutônia Norte