Foi confirmado, na manhã desta quinta-feira, 23, o nome do prefeito de Sério, Sidinei Moisés de Freitas (MDB), como novo presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) para o ano de 2025. A reunião que definiu a nova diretoria foi realizada na Cacis, em Estrela.
Junto a Freitas, foram eleitos para a vice-presidência: prefeito de Teutônia, Renato Airton Altmann (PSD); prefeita de Estrela, Carine Schwingel (União Brasil); prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher (Progressistas); e prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT).
Já os tesoureiros, são: prefeito de Marques de Souza, Fábio Mertz (Progressistas), e prefeito de Imigrante, Germano Stevens (MDB).
Como efetivos do conselho fiscal, assumem: prefeito de Fazenda Vilanova, Amarildo Luiz da Silva (PDT); prefeito de Taquari, André Barcellos Brito (PDT); e prefeito de Boqueirão do Leão, Paulo Joel Ferreira (MDB). Os suplentes são: prefeito de Cruzeiro do Sul, César Leandro Marmitt (Progressistas); prefeito de Westfália, César Juliano Bloemker (Progressistas); e prefeita de Paverama, Michele Caroline de Vargas (MDB).
Os 27 prefeitos dos municípios associados à entidade aprovaram a chapa de forma unânime.
Pelo acordo existente na Amvat, no primeiro ano de uma nova legislatura a indicação do nome do presidente é do partido que mais elegeu prefeitos no Vale do Taquari, razão pela qual a indicação coube ao MDB.
Em 2026 o Progressistas, que elegeu sete mandatários em outubro de 2024, deve indicar o nome do presidente.