15 de maio de 2025
17ºC | Tempo limpo

CIC TEUTÔNIA

“Presença na Sedur estabelece uma ponte entre o Vale e o Estado”, avalia Marcelo Caumo

Secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano palestrou, nesta quinta-feira, 15, na terceira edição do Almoço Empresarial da entidade

15/05/2025 | 14:42 Atualização: 15/05/2025 | 14:46
Ex-prefeito de Lajeado apresentou programas da pasta e falou ainda sobre a representatividade eleitoral. Foto: Sara Ávila
Ex-prefeito de Lajeado apresentou programas da pasta e falou ainda sobre a representatividade eleitoral. Foto: Sara Ávila

Com o tema “Obras que conectam: infraestrutura como motor para os negócios” e a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) e ex-prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) Teutônia promoveu a terceira edição do seu Almoço Empresarial. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 15, no Auditório 3 da entidade.

Durante o encontro, Caumo destacou os programas da pasta, especialmente no âmbito da reconstrução após as enchentes, como a atualização dos planos diretores de sete municípios banhados pelo Rio Taquari, a Bacia Taquari-Antas e o Desassorear RS. Em relação à Bacia, citou que uma das metas da gestão é levar adiante o estudo, a fim de concluí-lo até abril de 2026. Hoje, o projeto é o mais atrasado no Estado.

Ações

Sobre o Desassorear, o secretário destacou o recurso de pouco mais de R$ 1 milhão nos trabalhos em andamento nos Arroios Schmidt e Boa Vista, em Teutônia. Outros 23 municípios no Vale foram contemplados com as obras. “Com a realização dos serviços, não deveremos mais ter problemas com enxurradas. Nesse sentido, trata-se de uma auxílio importante”, afirmou Caumo.

No âmbito do comportamento regional pós-enchentes, o titular da Sedur lembrou a alta demanda populacional em Teutônia e citou que “território fértil para o desenvolvimento”.  Mencionou também as fases 1 e 2 do Pavimenta e adiantou a expectativa de lançamento da terceira etapa no segundo semestre.

Em relação às rodovias, o prefeito de Teutônia, Renato Altmann, solicitou apoio para reclassificação da ERS-419, que liga a cidade à Poço das Antas. De “Rodovia de Manutenção” para “Rodovia de Investimento”, o que habilitaria a via a receber recursos do Funrigs. Caumo prometeu ajuda c0m essa pauta.

Concessões e representatividade

Paralelamente, o palestrante abordou a questão da Concessão das Rodovias do Bloco 2, a qual possui mais de 390 demandas para obras e redução de tarifa. No caso da Via Láctea, há pedidos de duplicação, melhorias na rótulas e iluminação.

A expectativa é de que a devolutiva ocorra após o retorno do governador Eduardo Leite, que está em viagem aos Estados Unidos. “Certamente, a resposta do Estado vai ocorrer com foco na economicidade e de forma a abranger o máximo possível de pedidos”, enfatizou.

“Minha presença na Sedur vai funcionar como uma ponte entre o Vale do Taquari e o Piratini. É a hora de aproveitar a capacidade de investimento”, acrescentou Caumo.

Questionado s0bre a pré-candidatura ao Congresso no próximo ano, o secretário reafirmou o desejo e disse que a representatividade na Assembleia ou Brasília depende da mobilização do Vale na concentração dos votos em candidatos locais.

A iniciativa conta com o patrocínio de Certel, CLS Contabilidade, Colégio Teutônia, Cresol, Dinda Card, Fabricato Pré­-Moldados, Reinigend, Sicre­di, Terraplanagem Teutônia, Teutoaço, Univates e Zart Supermercados. Nos eventos anteriores, foram abordados os 90 dias da gestão Renato Altmann e Evandro Biondo, além das atualizações na Norma Reguladora 1 (NR1).

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.