19 de abril de 2025
26ºC | Chuvas esparsas

LEGADOS CULTURAIS

Preservação cultural

Opinião de Astor Jair Dalferth, maestro

07/11/2024 | 15:01 Atualização: 10/01/2025 | 16:07

Por diversas vezes, visitei a Alemanha, um país maravilhoso e que me rendeu muitos ensinamentos. Quando estou por lá, busco informações sobre tudo, enfatizando a música e a cultura em geral. A Alemanha pós-guerra sofreu uma forte americanização, principalmente musical, área na qual atuo como maestro. As heranças culturais trazidas ao Brasil, a partir de 1824, já não estão mais tão vivas por lá.

As danças típicas, o canto coral ainda se fazem presentes sim, mas em pequenas cidades do interior alemão. No final dessas descontraídas conversas, sempre brinco dizendo que ´a verdadeira Alemanha está aqui no Brasil´. E isso faz sentido, pois a nós não foi imposto um “muro cultural” e, por muitos anos seguimos em frente com nossos costumes e tradições, sem ter contato com a terra natal. Temos aqui a Alemanha antes da 2ª Guerra, isso é ótimo e elogiado por eles. Porém, na contramão disso, não evoluímos, somente mantivemos a chama acesa e isso não é o suficiente, temos que ir adiante.

“Minha sugestão, em nível de município, é de criar um festival estudantil da canção, incentivando todos os alunos e escolas a participar”

E agora, como preservar essas heranças? Nosso dia a dia não é mais o mesmo como de 70 anos atrás. Trabalhamos em indústrias, comércio, mantemos nossos lares e auxiliamos nossos filhos com os deveres da escola. Tudo está diferente, mais acelerado e há concorrentes. Logo, nossos interesses não podem ser mais os mesmos, pois já socializamos ao longo de nosso dia.

Estamos cansados e, somando-se a pandemia e as enchentes, o canto coral, mantido principalmente por pessoas de mais idade, enfraqueceu. Resta-nos investir nas próximas gerações e todas as ações visando preservar e fortalecer nossa cultura alemã serão bem vindas.

Minha sugestão, em nível de município, é de criar um festival estudantil da canção, incentivando todos os alunos e escolas a participar. Ter seleções em cada comunidade escolar e uma grande final com premiações. Penso que isso não seja difícil de executar e incentivaria o surgimento de novos cantores, dando vida nova aos coros locais.

Astor Jair Dalferth
Maestro

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.