19 de novembro de 2025
26ºC | Tempo nublado

AUSÊNCIA NA PROVA

Primeiro dia do Enem 2025 registra 27% de abstenção

Taxa de faltosos manteve-se próxima à de 2024. Redação abordou o envelhecimento na sociedade brasileira

10/11/2025 | 09:56
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou 27% de abstenção, índice semelhante ao do ano passado (26,6%) e inferior ao verificado em 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%). Os dados foram divulgados pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na noite desse domingo, 9.

Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam habilitados para participar do exame, aplicado em 1.805 municípios e que contou com o apoio de cerca de 300 mil pessoas. Segundo o ministro, 3.240 participantes foram eliminados por diferentes irregularidades, como desrespeito às orientações dos fiscais, uso de materiais impressos, ausência do assento fora do horário permitido, porte de equipamentos eletrônicos e saída com o caderno de questões antes do prazo regulamentar. “O exame transcorreu de forma tranquila”, afirmou Santana. O gabarito oficial do primeiro dia deve ser divulgado na próxima quinta-feira, 13.

Neste domingo, os candidatos responderam a 90 questões de múltipla escolha das áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias — incluindo português, literatura e língua estrangeira —, além de ciências humanas, com disciplinas como história, geografia, filosofia, sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. Também foi aplicada a redação, cujo tema abordou as perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.

Para o ministro, o tema é atual e reflete mudanças demográficas no país. “O Brasil começou a inverter sua curva etária, aumentando o número de pessoas idosas”, destacou. De acordo com professores ouvidos pela Agência Brasil, a proposta estimulou reflexões sobre o envelhecimento populacional, o respeito aos direitos da pessoa idosa e o combate ao etarismo — discriminação baseada na idade.

O segundo dia do Enem será realizado no próximo domingo, 16, com provas de ciências da natureza e matemática. O exame é a principal porta de entrada para o ensino superior no país, sendo utilizado para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.