O programa Operação Terra Forte terá uma reunião de divulgação em Poço das Antas na próxima sexta-feira, 11, no auditório da Prefeitura (Av. São Pedro, nº 1213), a partir das 14 horas. O evento é romovido pela Emater/RS, em conjunto com o governo municipal
O Programa de Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e de Incremento da Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha é a uma ação de recuperação de solos proposta pelo governo estadual, com ações difusionistas de práticas sustentáveis de produção.
A estratégia ocorre, segundo o governo, por conta da posição da agricultura familiar como eixo estratégico na reconstrução do Rio Grande do Sul.
O financiamento do programa será realizado com recursos do Fundo de Reconstrução do Rio Grande do Sul (Funrigs), e terá investimento de R$ 300 milhões na primeira fase.
Podem participar os agricultores familiares de acordo com a Lei da Agricultura Familiar e pecuaristas familiares de acordo com a Lei da Pecuária Familiar.
O programa visa identificar e diagnosticar as propriedades rurais; elaborar o plano individual de recuperação socioprodutiva e ambiental das propriedades rurais; estruturar patrulhas agrícolas mecanizadas; prestar assistência técnica na implementação do plano de recuperação; e implantar e difundir tecnologias da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono.