18 de abril de 2025
19ºC | Chuva

INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO PELO ESPORTE

Projeto social leva aulas de vôlei para crianças e adolescentes

“Viver o Esporte Estrela”, parceria entre a Juventus Voleibol e a prefeitura, busca popularizar a modalidade

16/04/2025 | 10:30 Atualização: 16/04/2025 | 14:28
Parceria foi formalizada entre a equipe de Esporte e Educação de Estrela e o diretor da Juventus Voleibol, Augusto Rührwiem | Foto: divulgação
Parceria foi formalizada entre a equipe de Esporte e Educação de Estrela e o diretor da Juventus Voleibol, Augusto Rührwiem | Foto: divulgação

A cidade de Estrela passa a contar com um novo projeto voltado à inclusão social por meio do esporte. A partir de uma parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e da Secretaria de Educação (Smed), e Juventus Voleibol, de Teutônia, inicia o projeto “Viver o Esporte Estrela – Modalidade Voleibol”. A proposta leva aulas gratuitas da modalidade para crianças e adolescentes da cidade.

As aulas ocorrem nas quartas-feiras, na Associação de Moradores do Bairro das Indústrias (Ambi), com turmas das 13h30 às 14h30, para crianças de 9 a 12 anos, e das 14h30 às 15h30, para crianças de 13 a 15 anos; e nas quintas-feiras, na Soges, com atividades das 8h30 às 10h, para crianças de 9 a 12 anos, e das 10h às 11h30, para crianças de 13 a 15 anos. As turmas são mistas e abertas a estudantes de todas as redes de ensino. A data de início das atividades será divulgada em breve.

Ferramenta de transformação

A proposta nasce do reconhecimento do esporte como uma poderosa ferramenta de inclusão e transformação social. O secretário de Juventude, Esporte e Lazer de Estrela, Cristian Eidelwein, o “Professor Dumbo”, reforça que a parceria garante oportunidades, esperança e educação para as crianças e jovens. “O esporte desenvolve habilidades físicas, cognitivas e emocionais e é um aliado para combater a exclusão social, a violência e a evasão escolar. Esperamos que esse projeto tenha vida longa e gere frutos para o futuro”.
O secretário de Educação de Estrela, Paulo Sehn, lembra que Estrela já foi berço de grandes talentos do voleibol. “Queremos fomentar essa modalidade desde a base, com nossos alunos da rede municipal, pois acreditamos que o esporte é um excelente caminho para o desenvolvimento integral das crianças”.

Expansão das atividades

A Juventus segue com o Projeto Viver o Esporte em Teutônia, oferecendo aulas de voleibol e futebol em diversas escolas. Além disso, a entidade atua com núcleos formativos em Teutônia, Estrela e Lajeado. Com foco nas categorias competitivas, a concentração é em Teutônia. Agora, com a nova parceria com a prefeitura de Estrela, a Juventus expande seu alcance, priorizando ações sociais no município.

Segundo o diretor da Juventus Voleibol, Augusto Rührwiem, essa nova etapa reforça o compromisso da entidade com a formação humana e esportiva. “Já realizamos um trabalho com o Martin Luther, em Estrela, mas agora, com o apoio direto da prefeitura, conseguimos ampliar o alcance e oferecer um projeto totalmente gratuito. Nossa meta é atender o maior número possível de crianças, com qualidade técnica e inclusão”.

Atualmente, a Juventus atende cerca de 600 crianças no voleibol e a meta é atingir 700 até o fim de 2025. Apenas no projeto social de Teutônia, mais de 250 alunos participam das aulas semanalmente. “Nosso objetivo é replicar o sucesso do projeto social de Teutônia também em Estrela. A cidade tem história no voleibol e acreditamos que podemos contribuir com esse legado, oferecendo esporte gratuito, de qualidade e com foco na formação cidadã”, reforça Augusto.

A intenção da Juventus e da prefeitura de Estrela é expandir o projeto para outros locais da cidade. O objetivo é democratizar o acesso ao esporte, garantindo que cada vez mais crianças e adolescentes tenham a oportunidade de crescer com os valores que o voleibol ensina: respeito, cooperação, superação e espírito de equipe.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.