30 de novembro de 2025
26ºC | Tempo nublado

POVO RESPONDE

Quais as principais reflexões necessárias neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra?

20/11/2025 | 07:30
| Foto: divulgação
| Foto: divulgação
Depoimentos do povo
Foto - Paulo Vilmar da Silva Carvalho

"Neste dia eu acho importante lembrar da força e resiliência da população negra que, ao longo da história, enfrentou a opressão e a busca por espaço na construção da sociedade brasileira. E este reconhecimento afro-brasileiro não é apenas um ato de justiça, mas um passo importantíssimo para formar uma sociedade mais inclusiva. A cultura afro-brasileira, como a música, a dança e a culinária, são fundamentais para a formação da identidade brasileira."

Paulo Vilmar da Silva Carvalho - Teutônia

Foto - Osmar Dias da Silva

"O preconceito e as injúrias raciais nos dias de hoje diminuíram bastante, mas ainda encontramos pessoas que tentam diminuir a capacidade das pessoas pela cor de sua pele."

Osmar Dias da Silva - Teutônia

Foto - Jeison Lauri da Rosa

"Primeiramente, é preciso saber o real motivo do 20 de novembro. Falar mais sobre o assunto e, acima de tudo, buscar a igualdade. O racismo segue entranhado na sociedade. Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista!"

Jeison Lauri da Rosa - Paverama

Foto - Gesun Francisco Xavier

"É preciso que toda a sociedade compreenda o papel fundamental do negro na formação brasileira. É um povo escravizado, que foi subjugado por muito tempo e que segue buscando a igualdade de oportunidades e de valorização. As contribuições da cultura afro são imensas e devem ter lugar de destaque em todos os momentos. Nossa ancestralidade deve ser sempre honrada e os feitos de todos que nos antecederam precisam ser sempre enaltecidos."

Gesun Francisco Xavier - Teutônia

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.