Depoimentos do povo

"Inicialmente, o canto coral foi uma forma de amenizar a saudade e de criar laços de união e de amizade. Passou a ser um elo de ligação com a história das nossas comunidades. Atualmente, o legado do canto coral já é considerado um hobby e uma forma de expressão que harmoniza, além de vozes, grupos, e que serve para eternizar a gratidão aos nossos antepassados"
Ariberto Magedanz - Teutônia

"O canto coral está inserido na cultura teutoniense desde a sua fundação, através dos grupos de comunidades e sociedades e, com o tempo, surgindo em outros meios, como escolas, grupos de amigos, empresas e entidades. A prática coletiva do canto fortalece diversos pontos, como o trabalho em grupo, a autoconfiança, sensibilização, percepção musical, o convívio social, entre outros."
Lucas Augusto Welp - Teutônia

"O canto coral, trazido por nossos ancestrais há 200 anos, cumpriu, principalmente, funções sociais e culturais. O lado social, tendo em vista os encontros promovidos pelas sociedades de cantores; e o cultural, pela divulgação de canções e o aprendizado de outras tantas nas mais diversas línguas, fazendo com que os integrantes tivessem este contato. Há ainda uma questão humana quando cantavam nos velórios. Porém, para não permanecer apenas como legado, o movimento necessita de muito investimento e renovação para que se mantenha. "
Astor Jair Dahlfert - Teutônia

"O canto coral é parte fundamental da identidade do município de Teutônia. Ele traz em si a história cultural de todos que aqui buscaram fazer a sua vida e contribuir para o desenvolvimento dessa região. O papel do canto é fundamental na saúde do indivíduo e da coletividade. Só se faz um município que canta com pessoas que cantam. Em casa, nas ruas, nos bares, nas sociedades, no trabalho, nas escolas, nas igrejas; onde quer que o canto tenha espaço, haverá pessoas mais saudáveis por estarem mais felizes. "