29 de agosto de 2025
28ºC | Tempo limpo

PRESENÇA NA FEIRA

Região evidencia força das agroindústrias na Expointer

Sete empresas de diferentes segmentos estarão na maior feira agropecuária da América Latina. Evento começa neste sábado, 30, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio

Por: Marcel Lovato

29/08/2025 | 12:16 Atualização: 29/08/2025 | 12:16
Alex e a irmã Renata. Agroindúatria levará cachaças e licores para o evento em Esteio | Foto: Arquivo Pessoal
Alex e a irmã Renata. Agroindúatria levará cachaças e licores para o evento em Esteio | Foto: Arquivo Pessoal

Os olhos do Rio Grande estarão voltados, a partir deste sábado, 30, para a 48ª Expointer. Maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, o evento ocorre até o feriado da Independência no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Entre os destaques, a presença de 456 agroindústrias. Destas, 41 são do Vale do Taquari, sete situadas na microrregião.

De Teutônia, a Queijos Dorf irá para sua quarta participação em quase cinco anos de atividades. Conforme o sócio-proprietário, Jackson Simon Jacobs, a empresa trabalha com 14 tipos do produto, sendo que foram lançados dois autorais no início do ano: o Defumado e o Kaffee Käse, esse maturado no café. Há ainda a versão maturada no chopp, o Bier Käse, além de tradicionais como Colonial, Temperado, Coalho e Parmesão. Tudo é feito na propriedade da família.

Para a Expointer, a grande novidade ficará por conta do queijo Brie, que será apresentado em primeira mão. Portanto, ainda não está disponível.“ É algo bem diferente do que trabalhamos”, destaca Jackson. O anúncio ocorreu nas redes sociais. Contudo, o layout do produto ainda é mantido em segredo.

A expectativa é a melhor possível, especialmente pelos resultados obtidos na edição do ano passado e em outras feiras. A produção está a todo o vapor nos dias que antecedem a feira. Afinal, as vendas disparam, tanto em volume quanto nos valores comercializados. Além disso, a participação abre caminho para ampliar as possibilidades de negócio. “Então, cada vez mais a marca se torna mais conhecida, conquista clientela  e isso faz toda a diferença em um evento da proporção da Expointer”, conclui.

Queijo Colonial é um dos produtos que serão comercializados pela Dorf na feira | Foto: divulgação

Portfólio reforçado

Conduzida pelos irmãos Alex, Renata, Alan e Luana, a Cachaçaria Possamai, de Imigrante, marcará presença pelo segundo ano consecutivo. A produção é totalmente própria, desde a plantação da cana-de-açúcar até a destilação e o envase. Ter um estande é simbólico para a agroindústria.

Começamos a fazer feiras apenas no ano passado e a Expointer foi a primeira. Nossas perspectivas já eram boas porque tínhamos um produto que as pessoas gostavam. No entanto, o portfólio era bem menor”, aponta Alex. 

Com a experiência adquirida ao longo do ano em outros eventos como Fenadoce, Oktoberfest e na capital, bem como lançamentos constantes, a oferta aos visitantes será ampliada, de modo a contemplar diferentes paladares e atender aos pedidos. Desta forma, aprimorar os resultados, ao mesmo tempo em que fideliza o público.

Entre as novidades, uma cachaça dois anos envelhecida, comemorativa aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. O produto também presta uma homenagem aos antepassados da Família Possamai. Alex menciona que a variedade dos licores subiu de 2 para 7, nos sabores Butiá, Figo, Canela, Mel, Amburana, Jambu e Café. Itens colecionáveis também serão vendidos.

Estar na Expointer agrega muito, porque a gente tem a nossa fábrica e trabalhamos com o turismo rural. Então, várias pessoas conhecem o nosso produto por meio das feiras e acabam vindo conhecer a nossa agroindústria, ver que somos nós mesmos que produzimos. Isso é bem legal porque também cria um vínculo ainda maior, gera recompra. É uma grande vitrine e amplia a visibilidade da marca”, complementa Alex.

A feira

Ao longo de nove dias, serão mais de 400 eventos, como exposição, julgamentos e leilões de animais, Desfile dos Campeões, programação cultural com shows e apresentações de dança, Feira da Agricultura Familiar, Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs), palestras técnicas, Classificatória Aberta do Freio de Ouro e entrega de troféus. Ingressos podem ser adquiridos no site https://ingressonacional.com.br/expointer2025 ou no local.

Neste ano, a feira terá 6.696 animais, um recorde histórico. Em relação aos visitantes, a edição de 2024 registrou a presença de 662 mil espectadores, uma queda na comparação com 2023 (822,3 mil), mas um número considerado positivo principalmente pelo cenário pós-enchentes.   

Agroindústrias da Microrregião

Teutônia

  • Queijos Dorf
  • Kolonie Haus
  • Delícias da Emilli

Imigrante

  • Cachaçaria Possamai
  • Irmãos Rabaioli

Poço das Antas

  • Cachaça Wille

Fazenda Vilanova

  • RS Cuias

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.