Municípios da microrregião iniciaram, nesta semana, as suas campanhas de vacinação contra a dengue. Nos últimos dias, a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde recebeu 4.419 doses da vacina Qdenga, fabricada pelo laboratório japonês Takeda, e que estão em fase de distribuição nas 37 cidades englobadas. A maior remessa foi destinada para Teutônia, com 831 unidades. Boa Vista do Sul não está inclusa, uma vez que a referência é a 5ª CRS, de Caxias do Sul.
De acordo com o coordenador adjunto da 16ª CRS, José Calvi, os municípios informaram a população total entre 10 e 14 anos, o público-alvo da imunização, e solicitaram quantidades específicas conforme suas realidades e definições estratégicas. Ao todo, 43% do total de doses foi entregue nessa primeira etapa.
Até o fim desta semana, novas unidades deverão ser enviadas pela Secretaria Estadual da Saúde, acrescenta Calvi, com entregas após o Carnaval, a fim de atender toda a demanda. A Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) é o órgão responsável pela definição das doses por município.

A vacina
Composto por duas doses, o esquema vacinal terá intervalo de três meses entre elas e será destinado às crianças e adolescentes entre 10 anos e 14 anos, 11 meses e 29 dias. O imunizante oferece proteção contra os quatro sorotipos da doença (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). Quem já teve dengue deve aguardar, no mínimo, seis meses para receber a dose. O Ministério da Saúde explica que a faixa etária foi priorizada neste momento em função da vulnerabilidade traduzida em hospitalizações por todo o Brasil.
Até o início de fevereiro, apenas 145 dos 497 municípios gaúchos recebiam as doses da vacina em função do histórico de casos da doença. A ampliação para todas as cidades seguiu uma determinação federal. Cerca de 630 mil crianças e adolescentes poderão ter acesso à imunização em todo o estado, disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda não há previsão de extensão para outros grupos etários via rede pública.
Por outro lado, a vacina está liberada para um público mais abrangente na rede particular, entre 4 e 60 anos. No entanto, o preço pode ser um empecilho, uma vez que, segundo a Associação Médica Brasileira (AMB), as duas doses custam entre R$ 780,00 e R$ 900,00 em média. Há variações entre as regiões e estabelecimentos. No Vale do Taquari, farmácias e clínicas de Lajeado e Estrela, por exemplo, anunciam a aplicação do imunizante. Gestantes, lactantes, pessoas com imunidade comprometida, alergia grave à vacina, HIV com comprometimento imunológico, menores de 4 anos e pessoas com 60 anos ou mais não devem se vacinar.
De acordo com a fabricante, a proteção contra a hospitalizações chega a 84% e a 61% no que tange aos casos sintomáticos. Os dados foram obtidos por meio de estudo com 20 mil voluntários de países endêmicos, ou seja, onde a doença ocorre de forma contínua e previsível. Entre eles, o Brasil.
Cronograma regional
O comitê de vacinação de Teutônia definiu na terça-feira, 10, a estratégia de imunização. Segundo a prefeitura, as doses vão estar disponíveis a partir da próxima quarta-feira, 18, em todas as salas de vacina: Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Teutônia, Alesgut e Boa Vista; Centro Avançado de Saúde e Estratégia de Saúde da Família ( ESF) 2 – Morada do Sol. Os mesmos locais terão um Dia D em 7 de março, das 8h às 12h, quando, além da oferta da vacina contra a dengue, será possível tomar as demais doses do calendário básico para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Além da caderneta de vacinação e da carteira de identidade, é preciso apresentar o Cartão SUS e um comprovante de residência para atualização cadastral. Pessoas com suspeita ou diagnóstico da doença devem informar junto à sua unidade de referência sobre como proceder. Paralelamente, o Executivo alerta para manutenção da prevenção, com a eliminação de recipientes que possam acumular água, bem como evitar a automedicação. Denúncias de focos do mosquito Aedes Aegypti podem ser feitas à Vigilância Ambiental pelo telefone (51) 99386-8459.
Em Westfália, os movimentos começaram na terça-feira, quando o Posto de Saúde Central atendeu até as 20h, para ampliar o acesso das famílias. Desde ontem, 11, a vacinação ocorre das 7h30 às 11h e entre 13h e 16h30, nos dias úteis. Já em Paverama, onde o início se deu na segunda-feira, 9, o horário é das 8h às 17h. O atendimento em Poço das Antas ocorre das 8h às 17h.
Diferentemente das anteriores, Imigrante concentra as ações em duas unidades: no Centro de Saúde e na UBS Daltro Filho, ambas das 7h30 às 11h e 13h às 17h. Por ter recebido o menor número de doses neste momento (22), Colinas concentrou a fase inicial da vacinação apenas nessa quinta-feira, 12, das 8h às 15h. E em Fazenda Vilanova, será no dia 21 de fevereiro, a partir das 8h. Conforme as publicações nas redes sociais dos municípios, todos exigem apenas a apresentação da caderneta. Até o fechamento desta edição, Boa Vista do Sul não havia detalhado seu cronograma.

Com a maior remessa do Vale do Taquari na primeira etapa, Teutônia prevê imunização em todas as salas. Foto: Alana Gausmann Flores/Prefeitura de Teutônia
Campanha em 2025
A Secretaria Estadual da Saúde informou que 168 mil doses foram aplicadas nos municípios que participavam da estratégia até dezembro do ano passado. Desse total, 120 mil correspondem à primeira dose; e outros 48 mil, à segunda.
Contudo, essa disparidade preocupa a pasta e alerta para a necessidade de um cumprimento rigoroso do esquema vacinal. Caso a aplicação esteja incompleta, a eficácia da vacina fica comprometida, enquanto que a conclusão induz uma resposta mais efetiva do organismo, com a redução das formas mais graves. Há dois anos, o Rio Grande do Sul enfrentou o pior cenário da história, com mais de 209 mil casos confirmados e 281 mortes. Já em 2025, houve redução para 44.029 casos e 52 óbitos.
Imunizante brasileiro
Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no fim de 2025, a Butantan-DV, primeira vacina brasileira e desenvolvida pelo Instituto Butantan, teve a distribuição iniciada neste mês e o primeiro lote está disponível para chegar ao estado na próxima quinta-feira, 19. Em princípio, estará acessível apenas aos profissionais da saúde que atuam na atenção primária, como médicos, enfermeiros e agentes comunitários.
É pioneira por ser aplicada em dose única, ao contrário da Qdenga. Foi testada para abranger pessoas com idades entre 12 e 59 anos. O Ministério da Saúde afirma que a vacinação do público geral será implementada gradualmente ao longo do ano, por meio de uma parceria entre o Butantan e a empresa chinesa Wuxi Vaccines, com perspectiva de aumento da produção em até 30 vezes. Nessa fase, a população mais velha será a primeira beneficiada.
Horários de vacinação
Teutônia
UBSs dos Bairros Teutônia, Boa Vista e Alesgut; CAS e ESF-Morada do Sol:
Durante o expediente de cada unidade, a partir de 18 de fevereiro;
Westfália*
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30;
Paverama*
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
Poço das Antas*
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30;
Imigrante
Centro de Saúde e UBS Daltro Filho:
7h30 às 11h e 13h às 17h;
Fazenda Vilanova*
A partir do dia 21 de fevereiro, às 8h;
*Apenas nos postos de saúde centrais e conforme disponibilidade
Em Colinas, houve apenas um dia de vacinação, nessa quinta-feira, 12.
Até a publicação deste texto, Boa Vista do Sul não havia divulgado a quantidade de doses recebidas e nem definido o cronograma.