Várias regiões do Rio Grande do Sul podem registrar ventos de até 100 quilômetros por hora (km/h) entre este sábado, 17, e a madrugada de domingo, 18. Cidades da Região Metropolitana, Vale do Sinos, Serra, Litoral Norte, Vale do Rio Pardo, Centro, Norte e do Vale do Taquari estão entre as com maior risco de transtornos.
A primeira frente fria chegou ao estado ainda na sexta-feira, 16, com episódios de chuva forte e temporais. O maior risco ocorre neste sábado, com essa primeira frente estacionando sobre o território gaúcho. No domingo, 18, com a chegada de uma segunda massa de ar, mais uma vez podem ocorrer vendavais e precipitação intensa, mas desta vez em pontos mais isolados.
No Vale do Taquari, o tempo segue instável neste sábado. O sol aparece acompanhado de nuvens, mas ao longo do dia também ocorrem períodos de maior nebulosidade e ocorrem pancadas de chuva e temporais isolados. As temperaturas sobem gradativamente e proporcionam um dia quente e abafado, com mínima de 27ºC e máxima de 31ºC.
No domingo, o sol até pode aparecer, mas, ainda no período da manhã, a nova frente fria alcança a região. Com isso, a nebulosidade aumenta e ocorrem pancadas de chuva, que podem ser fortes e há risco de temporais localizados. As temperaturas se elevam e a sensação pode ser de abafamento em alguns momentos, com mínima de 19ºC e máxima de 32ºC.