A Rede de Proteção Ambiental e Animal (Repraas) recebeu doação de medicamentos e materiais veterinários para blocos cirúrgicos e tratamentos de animais de pequeno porte. A doação foi viabilizada pela ONG Pata Molhada, de Canoas, que recebeu grande quantidade de insumos após as enchentes de maio.
Segundo Débora Fabiane Oliveira da Silva, vereadora de Nova Santa Rita e uma das responsáveis pela redistribuição, os materiais incluem soros, seringas, luvas, testes rápidos e medicamentos.
A Repraas repassou os materiais a instituições e profissionais de diversas localidades. Segundo o presidente Vladimir da Silva, a escolha dos beneficiados considerou critérios como necessidade e impacto do trabalho realizado. “Em Bagé, por exemplo, há um serviço especializado em crimes ambientais que trabalha em parceria com um núcleo de proteção animal para realizar castrações em massa e atender cães atropelados e vulneráveis”, explicou.
Outras doações foram destinadas a entidades que atendem animais silvestres e que auxiliam cães de rua ou com tutores em condições financeiras limitadas.
Impacto e apoio
A ação visa atender demandas emergenciais e fortalecer a proteção animal. “Tanto no cuidado direto aos animais, quanto no combate ao tráfico de animais silvestres, uma das frentes de atuação da Repraas em todo o estado”, destacou o presidente.
A comunidade pode apoiar o trabalho da associação por meio do programa Nota Fiscal Gaúcha, indicando a Repraas como entidade beneficiada, ou participando de um convênio com a Certel, que permite doações via conta de luz. Com essa mobilização, a entidade reafirma seu compromisso com o cuidado animal e a preservação ambiental, ampliando a rede de apoio e colaboração na região.