Uma reunião técnica realizada nesta quinta-feira, 16, marcou um passo importante para o futuro da saúde em Teutônia, principalmente para o Hospital Ouro Branco. Estiveram presentes o prefeito, o vice-prefeito, a secretária municipal de saúde, presidente da Associação Ouro Branco, membros da equipe técnica diretiva do Hospital e da Assessoria de Gestão e Planejamento da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (AGEPLAN).
O encontro teve como foco repassar orientações técnicas para elaboração do projeto do Polo de Saúde, especialmente, da primeira etapa que contempla a implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Essa fase é essencial para que o município possa cadastrar oficialmente o projeto junto ao FUNRIGS, viabilizando recursos para sua execução.
O Polo de Saúde tem grande relevância para Teutônia e toda a região, especialmente pela localização estratégica do Hospital Ouro Branco, que atua também como ponto de retaguarda para o atendimento de pacientes de diversos municípios, em situações emergenciais decorrentes de eventos climáticos — cada vez mais frequentes.
A iniciativa reforça o compromisso conjunto do poder público municipal, estadual e da instituição de saúde em ampliar e qualificar a rede de atendimento, garantindo mais estrutura, resolutividade e segurança para a população.