Seis denunciados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) serão julgados pelo Tribunal do Júri por tentar matar o promotor de Justiça Jair João Franz no dia 17 de agosto de 2023. Na ocasião, um atirador efetuou 15 tiros enquanto Franz ingressava na garagem de sua casa. Ele estava escondido em matagal. A emboscada foi motivada por vingança, pois um dos denunciados já havia sido processado.
A data do júri popular ainda não foi marcada. Os réus respondem por tentativa de homicídio qualificada por motivo torpe, mediante emboscada. Eles também foram pronunciados pelo crime conexo de organização criminosa armada.
Denúncia
O MPRS denunciou os envolvidos no dia 28 de setembro de 20232. O grupo era composto pelo executor do crime, dois mandantes, um chefe de facção que comandou o ataque de dentro da prisão, sua advogada e três comparsas. Um dos comparsas auxiliou no monitoramento da vítima, outro deu guarida ao executor e o terceiro forneceu celular e moto. Baleado, o promotor foi internado no Hospital Ouro Branco, mas recebeu alta no dia seguinte.