23 de agosto de 2025
20ºC | Tempo nublado

LEGADOS CULTURAIS

Revitalização do cemitério antigo na Linha Catarina

Opinião de Sidemia Tiggemann, professora aposentada

21/08/2025 | 15:01

O cemitério antigo da Linha Catarina permanece para sempre um silencioso guardião das memórias. Cada túmulo é um capítulo de nossa história, cada nome é uma vida que deixou marcas profundas. É tempo de retribuir esse legado, cuidando com carinho do lugar onde o passado repousa.

Naquele lugar, começou a história dos imigrantes alemães na Linha Catarina: cemitério, escola e casa do professor, terra que pertencia à comunidade escolar. Aos poucos, viram que lá não era o melhor lugar e passaram a escola para outro espaço, onde hoje fica a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Floriano Peixoto e o ginásio de esportes. No entanto, o cemitério foi criado em 1889 e ali descansam 89 pessoas. Com o tempo, ficou mais esquecido e praticamente abandonado, mas assim mesmo ainda existem poucos familiares que cuidam dos túmulos dos seus ascendentes.

Chegou então uma visita de Goiás, descendente dos Trennepohl, interessada nos seus ascendentes. Mostrei-lhe fotos e levei-a ao cemitério antigo, aos túmulos dos meus avós, que são trisavós dessa pessoa. Surgiu a ideia da revitalização do cemitério, pois os muros estavam caindo, o inço tomando conta e muitos túmulos abandonados.

Criamos um grupo voluntário da Linha Catarina para a revitalização do cemitério. Queremos transformar esse espaço num local digno, com respeito a quem ali descansa.

Mas, para isso, precisamos de apoio da comunidade, dos descendentes dos que ali jazem, além de outros que valorizam a história, com contribuições financeiras, pois os custos dos materiais e mão de obra são altos.

Toda ajuda faz diferença. Se você valoriza a memória da nossa história, junte-se a nós nesse gesto de cuidado e gratidão.

Estamos fazendo a nossa parte: já começamos o trabalho da limpeza, reconstrução do muro, pintura das lápides e uma rampa para deficientes. Mas há muito ainda por fazer. Por isso, precisamos da ajuda de todos que se sentem tocados por essa causa com uma doação.

Se você tem familiares ali sepultados, ou se sente que essa é uma maneira bonita de valorizar nossas raízes, contribua como puder. Toda ajuda é bem-vinda e fará uma grande diferença. Entre em contato pelo WhatsApp 51 993362832, com Sidemia.

Vamos, juntos, devolver dignidade a esse lugar de memórias e amor.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.