21 de fevereiro de 2026
27ºC | Tempo nublado

SÉRIE HISTÓRICA

Rio Grande do Sul registra sua menor taxa de desemprego anual em 2025

IBGE também aponta que, no quarto trimestre, o estado foi o terceiro com maior índice de emprego formal no país

Por: Assessoria de Imprensa

21/02/2026 | 15:17
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Rio Grande do Sul apresentou uma taxa de desocupação anual de 4%, a menor registrada no Estado em toda a série histórica. O levantamento é feito desde 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a 2024, o RS recuou mais de 1,2% no índice, reduzindo a desocupação.

Os dados aparecem na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada na sexta-feira, 20. O estudo foi realizado a partir de análise de indicadores de trabalho, renda e demais parâmetros socioeconômicos do país.

O estudo revela ainda que o Rio Grande do Sul ficou abaixo da taxa média de desemprego do Brasil (que foi de 5,6%) e fica entre os dez primeiros Estados com as menores taxas. O RS fechou 2025 mantendo o percentual de ocupação já registrado no ano anterior, em 63%.

Outro dado, desta vez referente ao quarto trimestre do ano, mostra índices positivos do RS também quanto ao número de pessoas formalizadas no mercado de trabalho. Nesse período, o Estado aparece com o terceiro melhor resultado de empregados do setor privado com carteira assinada, com 81,5% – mais de 7% acima do índice nacional, que ficou em 74,4%.

A taxa anual de informalidade do Estado ficou em 31,4% – 0,6% menor que o ano anterior. Entre as unidades da federação, o Rio Grande do Sul marca posição entre os primeiros dez colocados, em quarto lugar – atrás apenas de São Paulo (29%), Distrito Federal (27,3%) e Santa Catarina (26,3%). O número registrado no RS é 6,7% menor que a média do Brasil (38,1%).

O quarto trimestre de 2025 apresentou uma taxa de desemprego de 3,7% no Rio Grande do Sul, a menor dos últimos 13 anos. O número supera o índice registrado no trimestre anterior, quando o Estado já havia assinalado, pela segunda vez, o melhor resultado desde 2012.

A taxa de desemprego apresentou uma redução de 0,4% em relação ao terceiro trimestre de 2025, quando alcançou 4,1% – 1% menor do que o mesmo trimestre de 2024. De acordo com o levantamento, o RS possui 229 mil pessoas desocupadas atualmente, o menor número da série histórica.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.