18 de abril de 2025
19ºC | Chuva

LEGADOS CULTURAIS

Saudações musicais

Opinião de Martin Altevogt, maestro

24/10/2024 | 15:04 Atualização: 10/01/2025 | 16:06

A partir desse momento, vou convidá-los a um passeio pelo mundo do som, da música, da voz e dos instrumentos. Serão vários textos que seguem uma cronologia clássica, que vai das origens até manifestações musicais dos Séculos 20 e 21.

Hoje vamos conhecer um pouco mais da origem da música: “sons da natureza”. Não existe um acordo ou um consenso sobre a origem da música, afinal existem várias teorias. A mais difundida é a de sua procedência ser grega. Mas a música está em todas as partes, já que os ruídos e os sons podem ser escutados e sentidos como se fossem musicais. A natureza está cheia de música. Escutem… As folhas da árvore quando se movem pelo vento, a água quando se choca contra as pedras, as ondas do mar, a chuva e até mesmo a madeira, quando é lançada ao fogo, além de muitos outros.

Diz-se que o homem primitivo imitava os sons da natureza usando os objetos que tinha a seu alcance e selecionando os materiais mais adequados para reproduzi-los. Eles usavam pedras, conchas, ossos e chifres.

Agora, segue uma curiosidade: é o assobio Gomero, utilizado pelos primitivos na comunicação a distância. A UNESCO o declarou Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2009. Pratica-se na ilha de La Gomera, uma das ilhas Canárias, e reproduz o espanhol através de assobios.

“A música está em todas as partes, já que os ruídos e os sons podem ser escutados e sentidos como se fossem musicais”

Seguindo nossa exploração, vamos conhecer as primeiras civilizações musicais do oriente: a música está presente em todas as culturas descobertas até agora e as tradições musicais mais antigas são, provavelmente, da Mesopotâmia, Egito, Índia e China. Graças a numerosas investigações arqueológicas, há descobertas importantes, mas muitas vezes incompletas e imprecisas.

Segue a lista de instrumentos musicais da época: alaúde, harpa, lira, trompete, clarinetes, flautas, sinos de bronze, chocalhos, pratos de mão e tambores.

Já os indianos, com sua música tão expressiva e variada, têm como característica a improvisação, ou seja, jamais se repetia exatamente o mesmo tema musical. Seus instrumentos principais também eram bem diferentes das demais culturas. Agora, uma curiosidade: os indianos tinham o instrumento de sopro como preferido, era tipo uma corneta e chama-se nadaswaram. É claro, a percussão não ficava de fora.

Os chineses acreditavam que a música era concebida como um meio de acalmar as paixões e também de influenciar na harmonia do universo. Ou seja, a comunidade e o cosmos viviam em acordo.

Martin Altevogt
Maestro
martinteutonia@gmail.com

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.