A Seleção Complementar do Serviço Militar para jovens da Classe 2007 foi concluída na manhã de terça-feira, 13 de janeiro, em Teutônia. A etapa final do processo ocorreu no ginásio da EMEF Professor Guilherme Sommer e foi coordenada pelo 9º Batalhão de Cavalaria Blindado (9º BCB), sediado em São Gabriel.
Ao todo, 62 jovens participaram da seleção. Após a realização dos procedimentos médicos e documentais, nove foram dispensados por já terem cumprido o Juramento à Bandeira, conforme previsto na legislação. Com isso, 53 jovens foram considerados aptos e estão oficialmente convocados para o início da instrução militar.
O embarque dos selecionados para o Centro de Instrução está previsto para o dia 23 de fevereiro de 2026, às 8h, em local a ser indicado pela Junta de Serviço Militar (JSM) de Teutônia. A orientação é para que os convocados compareçam pontualmente, portando documento de identidade original e os materiais pessoais previamente informados.
A seleção complementar dá continuidade à primeira fase do processo, realizada nos dias 30 de setembro e 1º de outubro de 2025, quando cerca de 150 jovens passaram pela triagem inicial e por exames médicos. Todo o procedimento é conduzido conforme a Lei do Serviço Militar, com critérios de igualdade e transparência.
A responsável pela Junta de Serviço Militar de Teutônia, Ana Paula Ahlert Severino, destacou a importância do comparecimento dos convocados. Segundo ela, o início da instrução representa um período relevante de formação, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e para o exercício da cidadania dos jovens.
Os convocados passarão por um período de instrução militar com formação ética, cívica e física, integrando temporariamente as fileiras do Exército Brasileiro para o cumprimento de suas obrigações legais.

Seleção ocorreu nesta terça-feira, 13. Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Teutônia