A semana começa com intenso calor no Vale e as temperaturas podem ultrapassar 40°C entre segunda, 10, e terça-feira, 11 de fevereiro. Além disso, há risco de temporais isolados a partir de terça e maior possibilidade de chuva na quarta-feira, 12, devido ao avanço de uma frente fria. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta vermelho para a onda de calor, pelo menos até esta segunda-feira, com grande perigo à saúde e temperaturas 5°C acima da média.
Hoje o sol predomina e as temperaturas variam entre 21°C e 40°C. O amanhecer ainda apresenta marcas amenas, mas o calor se intensifica ao longo do dia, trazendo forte sensação de abafamento. Os índices de radiação solar permanecem elevados, exigindo atenção redobrada com a exposição prolongada ao sol.
Amanhã, terça-feira, o calor atinge seu pico, com máximas chegando a 41°C. O tempo segue firme na maior parte do dia, mas a nebulosidade aumenta durante a tarde, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva isoladas. Além disso, há risco de temporais localizados, acompanhados de vento e raios.
A onda de calor que atinge o Estado nos últimos dias é intensificada pela falta de chuvas regulares e pela alta incidência de radiação solar. Segundo especialistas, o fenômeno está associado a fatores climáticos como La Niña, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).
Na quarta-feira, o avanço de uma frente fria provoca mudanças no tempo. O dia ainda começa quente, com mínima de 24°C, mas a nebulosidade se intensifica e há previsão de chuva ao longo do período. A máxima fica em 37°C, e há possibilidade de chuva forte e temporais, com acumulado de até 19 mm.
Diante do cenário, a recomendação é redobrar os cuidados com a hidratação e evitar a exposição ao sol nos períodos mais quentes do dia.