Mais de 200 pessoas acompanharam, ao longo desta terça-feira, 30, o Seminário Regional de Turismo, no histórico Theatro São João, em Taquari. Com o tema “Perspectivas do Vale do Taquari”, o evento enfatizou o panorama do setor, desafios e caminhos para fortalecimento da cadeia econômica.
De acordo com o 1º Tesoureiro da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), Joner Frederico Kern, a iniciativa representa uma “oportunidade para buscar bons exemplos e replicá-los”. Gerente do Sicredi do município anfitrião, Davi Dupont enfatizou que o turismo “é um dos pilares da economia circular, limpa e símbolo de prosperidade”.
Já a vice-prefeita de Taquari, Rosilene dos Santos, enfatizou que sediar o seminário é um caminho para a cidade-mãe do Vale retomar o protagonismo e relevância na região.
Entre os temas abordados, estiveram o Turismo Cultural e Rural, painéis sobre gastronomia e hospitalidade, além de atualizações no Cadastur. Nesse sentido, foi destacado que há 972 estabelecimentos cadastrados no Vale, porém apenas 54% estão ativos ou atualizados.
Sobre as dicas e rumos para o futuro do setor turístico, os painelistas mencionaram que autenticidade e inovação se destacam, assim como um atendimento marcado pela proximidade tanto no WhatsApp quanto pessoalmente. “O pulo do gato é ser humano numa era cada vez mais abrangida pelos robôs”, afirmou a proprietária da Taigi Garden, de Estrela, Tatiane Hermann.
A secretária de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Vanessa Carniel, e o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Bráulio Horn, representaram Teutônia. Poço das Antas também contou com participantes.
Segundo Vanessa, a participação simboliza uma rica oportunidade para agregar conhecimento, pois cultura e turismo estão ligados e promovem uma série de ações em conjunto. Ao mesmo tempo, também propícia a troca de ideias com outros gestores a fim de adaptá-las ao contexto teutoniense.
O Seminário Regional de Turismo foi uma realização da Amturvales e Prefeitura de Taquari, com patrocínio do Sicredi, Arranjo Produtivo Local (APL) e Polo Gastronômico do Vale do Taquari.