6 de julho de 2025
12ºC | Parcialmente nublado

SUSTENTABILIDADE NO CAMPO

Seminário IRRIGA+ reúne produtores e entidades em Westfália

Evento sobre o uso responsável da água no campo reuniu participantes de municípios da região como Imigrante, Teutônia, Poço das Antas, Cruzeiro do Sul e Vespasiano Corrêa

06/07/2025 | 17:51 Atualização: 06/07/2025 | 17:55
Foto: Cristiano Braga/Patrícia Ahlert
Foto: Cristiano Braga/Patrícia Ahlert

Westfália recebeu, na sexta-feira, 4, produtores rurais, representantes de entidades públicas e privadas e autoridades para o Seminário IRRIGA+. O evento ocorreu no Galpão do Parque Municipal de Eventos.

O encontro reuniu participantes de municípios da região, como Imigrante, Teutônia, Poço das Antas, Cruzeiro do Sul e Vespasiano Corrêa. O objetivo era o de promover uma tarde voltada à troca de experiências, acesso a informações técnicas e apresentação de incentivos ao uso responsável da água no campo.

Promovido pela Emater/RS e Governo do Estado, com apoio da Prefeitura de Westfália, o evento contou com a presença de representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), que abordaram as exigências ambientais para obtenção de outorga e licenciamento.

Estiveram presentes ainda entidades como Banrisul, Sicredi, empresas do ramo de irrigação, produtores de milho e técnicos da Emater.

A palestra principal foi conduzida por Paulo Salerno, subsecretário de Irrigação da Secretaria da Agricultura do Estado (Seapi), que detalhou os objetivos e diretrizes do programa IRRIGA+ RS. Na ocasião, ele destacou o papel da irrigação na superação dos efeitos da estiagem.

Durante o seminário, produtores rurais também compartilharam relatos práticos de sucesso. Rafael Augusto Muller, de Cruzeiro do Sul, apresentou sua experiência com irrigação por aspersão com carretel enrolador em culturas de grãos. Já Osmar Jacobs, de Teutônia, destacou os resultados positivos com a irrigação por aspersão convencional aplicada tanto em grãos quanto em pastagens.

Para o prefeito de Westfália, César Juliano Bloemker, o evento representou uma importante oportunidade para os agricultores da região. A produção primária representa cerca de 64% da receita da administração municipal. Por isso, programas como o IRRIGA+ RS ganham importância estratégica para o desenvolvimento local.

Sobre o programa IRRIGA+ RS

O IRRIGA+ RS é uma iniciativa do Governo do Estado que busca fomentar o uso sustentável da água na agricultura gaúcha por meio de incentivos diretos ao produtor rural. O objetivo é enfrentar os desafios recorrentes da estiagem, aumentar a produtividade e garantir maior estabilidade econômica ao setor agropecuário.

Entre os pilares do programa está o Supera Estiagem, que prevê uma subvenção financeira de 20% sobre o valor do projeto de irrigação, limitada a R$ 100 mil por produtor, totalizando mais de R$ 200 milhões de investimento em quatro anos, com a expectativa de ampliar mais de 100 mil hectares irrigados no Estado.

Podem participar todos os produtores rurais pessoas físicas, que estejam em dia com a legislação ambiental e possuam outorga de uso de água e licença ambiental. O pagamento do apoio finaanceiro é realizado em parcela única, após a conclusão e validação do projeto.

O que pode ser financiado:

  • Projetos de implantação ou ampliação de sistemas de irrigação (aspersão, localizada ou por sulcos);

  • Construção, adequação ou ampliação de reservatórios de água para irrigação.

Como participar do programa IRRIGA+ RS:

  1. Leia o edital e o manual operativo disponíveis em: www.agricultura.rs.gov.br/editais-convenios

  2. Procure um profissional ou empresa habilitada para elaborar o projeto de irrigação.

  3. Envie o projeto e os documentos exigidos para: irrigacao@agricultura.rs.gov.br. O técnico responsável deve ter solicitado a outorga ou dispensa de uso de água via Siout-RS (com status “aguardando análise”).

  4. Aguarde a análise técnica da Secretaria da Agricultura.

  5. Após a aprovação, será emitida a Declaração de Enquadramento, autorizando o produtor a adquirir os equipamentos e serviços. Somente serão aceitas notas fiscais emitidas após a declaração.

  6. Envie o laudo de conclusão e os demais documentos previstos no edital.

  7. Após a validação, o apoio financeiro será repassado ao produtor.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.