Há no hinário Evangélico Luterano um hino que diz “Senhor se tu me chamas, eu quero te ouvir. Se queres que eu te siga, respondo: Eis-me aqui! Amem!”. Fiquei pensando e refletindo sobre esta afirmação, na proximidade do tempo das eleições. Questiono, de fato respondemos ao chamado de Deus?
Na palavra do profeta Isaias 1.17, vemos o recado de Deus para seus filhos: “aprendam a fazer o que é bom. Tratem os outros com justiça; socorram os explorados, defendam os direitos dos órfãos e protejam as viúvas”. Sem muito esforço podemos seguir esse recado do Senhor Deus. Essa palavra fora dirigida ao povo na antiguidade antes de Jesus e o povo não deu ouvidos a Deus. Quando leio as palavras do profeta Isaias, sinto que Deus sente-se frustrado, porque o povo não lhe dá ouvidos. Como é frustrante falar ao vento! Falar sem ser ouvido!
Todos nós recebemos apenas um recado de Deus, para que façamos o bem. Seria tão simples se de fato todos se engajassem nessa tarefa. Em Jesus nós temos a expressão máxima do bem que Deus fez pelo seu povo, estendendo-lhe a redenção. Essa ação é graça amorosa de Deus, do pai em prol dos seus filhos. Depois de tanto amor por nós, ele só quer que também nós possamos agir em justiça. Todos somos chamados a fazer a nossa parte. Aos olhos de Cristo, o maior é aquele que serve. Podemos praticar a diaconia para dar ouvidos ao recado do Senhor repassado a nós.
Oh, se de fato colocássemos sinais do Reino de Deus já aqui e agora! Oh, se de fato ouvíssemos o chamado do Senhor e respondêssemos com fiel sinceridade. Que o Espírito Santo nos recapacite e reoriente na pratica do bem. Amém!
Pastora Anita Michels Capelã da Associação Beneficente Pella Bethânia, de Taquari