O Sicredi foi apontado como a maior empresa do Rio Grande do Sul, segundo o ranking “500 Maiores do Sul”, divulgado pela Revista Amanhã em parceria com a PwC. A instituição financeira cooperativa mantém a liderança estadual desde 2018 e, neste ano, também alcançou o primeiro lugar entre as companhias dos três estados da Região Sul.
O estudo considera o desempenho econômico das empresas com base no chamado Valor Ponderado de Grandeza (VPG) — índice que combina 50% do patrimônio líquido, 40% da receita líquida e 10% do resultado líquido do exercício.
Com mais de 2,9 milhões de associados no estado, o Sicredi tem presença em 484 dos 497 municípios gaúchos. “A presença do Sicredi tem sido decisiva para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul. Estar em primeiro lugar no ranking das 500 Maiores do Rio Grande do Sul evidencia que nosso modelo de negócio, construído há mais de 120 anos, segue firme no propósito de gerar prosperidade no estado”, afirmou o presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.
Ele destacou ainda o ineditismo da conquista regional. “Esta é a primeira vez que uma cooperativa ocupa a liderança no ranking da Revista Amanhã. É um reconhecimento que nos enche de orgulho e reforça nosso compromisso com as regiões onde atuamos”, concluiu.