Celebrados nesta quinta-feira, 19, os 70 anos da Cooperativa Certel foram o tema da primeira edição do Almoço Empresarial em 2026. Promovido pela CIC Teutônia, o evento contou com a presença do presidente Erineo José Hennemann. Diante de um auditório lotado, o dirigente destacou a trajetória, o atual cenário e destacou investimentos.
Maior e mais antiga cooperativa de eletrificação do país, a Certel conta com mais de 79 mil associados, atuação em 48 municípios divididos em seis microrregiões, 692 funcionários e 264 terceirizados. Além disso, atua em sete negócios: Energia, Geração de Energia, Varejo, Artefatos de Cimento, Lumen Securitizadora e Certel Serviços.
Das sete décadas de história, Erineo faz parte desde 1976, quando ingressou como estagiário e, ao longo das décadas, conquistou seu espaço. Está na presidência há 12 anos. Ele enfatizou que o sucesso do presente não garante o amanhã. Por isso, o trabalho é realizado com amplo planejamento estratégico e integrado em todas as áreas.
“É gratificante e me sinto orgulhoso em falar sobre uma cooperativa que é referência de credibilidade e qualidade nos serviços prestados. Entendo que temos de entregar sempre uma energia de qualidade e confiável ao nosso associado. Ele precisa ter a segurança de que poderá operar o equipamento adquirido”, enfatizou Erineo. A tarifa, acrescenta, é 20% menor em comparação com a da concessionária. O presidente enfatizou a importância do respeito aos associados, de tratá-lo como dono da cooperativa, como de fato ele é, além do treinamento e valorização do quadro de colaboradores.
Projetos
Entre as obras de maior destaque, Erineo destacou a construção da Hidrelétrica Vale do Leite, a quinta do portfólio, localizada no Rio Forqueta, entre Pouso Novo e Coqueiro Baixo., cujo investimento é de R$ 85 milhões. Com inauguração prevista para o dia 19 de fevereiro de 2027, a estrutura terá 6,4 megawatts de potência e foi financiada com o apoio dos Sicredis Ouro Branco (Teutônia), Integração (Lajeado), Região dos Vales (Encantado) e Botucaraí (Soledade).
Já no próximo dia 27, a sede operacional de Lajeado será entregue aos associados. Erguido no Bairro Montanha, perto da BR-386, o prédio de 2,6 mil metros quadrados conta com localização estratégica para facilitar deslocamentos e diferentes setores. Segundo Erineo, a obra custou R$ 12 milhões e deverá qualificar os atendimentos para os clientes da margem direita do Rio Taquari. No município e proximidades, são 24,2 mil.
“Nós queremos continuar escrevendo essa história com a participação de toda a comunidade para tornar a cooperativa cada vez mais forte e potente”, conclui Erineo. Assim como em 2025, o Informativo Regional é um dos apoiadores do Almoço Empresarial. A próxima edição ocorre em março.

Público lotou o Auditório da CIC Teutônia. Foto: Marcel Lovato