20 de abril de 2025
19ºC | Chuvas esparsas

FÚRIA DA NATUREZA

Temporal causa estragos na microrregião

Força do vento causou destelhamentos em Poço das Antas. A enxurrada levou também a estrutura de uma ponte em Santa Inês

27/02/2025 | 16:32 Atualização: 27/02/2025 | 16:52
Em Poço das Antas, prédio comercial foi destelhado pela força do vento | DIVULGAÇÃO
Em Poço das Antas, prédio comercial foi destelhado pela força do vento | DIVULGAÇÃO

O forte temporal que atingiu a microrregião no final da tarde dessa quarta-feira (26) causou diversos estragos. Em Poço das Antas, a tempestade iniciou por volta das 17h45.

De acordo com Tarcísio Herbert, que monitora as condições climáticas no município, em 10 minutos a precipitação somou 65 milímetros, sendo que a soma total no dia foi de quase 77mm. “O vento foi assustador, chegou a 69,2km/hora. Arrancou alguns telhados e árvores aqui no Centro do município”, relata Herbert. Em Linha Santa Inês, uma ponte foi arrastada com a força das águas.

Além disso, diferentes estradas do interior foram “lavadas” pela enxurrada e árvores caíram, interrompendo a passagem em alguns trechos. As equipes da Certel atuaram na recolocação de postes de luz que foram derrubados, a fim de restabelecer a energia elétrica em algumas localidades.

Em Linha Catarina, Linha Clara Fundos e Linha Carolina, na divisa de Poço das Antas com Boa Vista do Sul, a chuva foi muito intensa e chegou a transbordar sobre as estradas, devido aos bueiros entupidos. O proprietário do site Tempo em Teutônia, Frederico Wessel, destaca que a estação localizada em Linha Catarina ficou off-line, porém, um pluviômetro manual na localidade contabilizou 107 milímetros em menos de uma hora, sem contar as fortes rajadas de vento. Em Pontes Filho, foram registrados 94mm. Já em Linha Clara, a informação é de que um pluviômetro particular, em uma propriedade rural, somou 120mm; e, em Linha Clara Alta, foram cerca de 95mm.

A chuva mais intensa foi registrada nos municípios de Maratá, Salvador do Sul e São José do Sul. Foram em torno de 250mm em menos de uma hora. As cidades de Bom Princípio e Feliz, além de outras do Vale do Caí, também registraram altos índices pluviométricos em pouco tempo.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.