O terceiro módulo do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural de Teutônia, realizado nos dias 13 e 14 de agosto, teve foco teórico e discutiu gestão da propriedade, educação financeira e cooperativismo. Promovida pela Emater/RS-Ascar, a etapa contou com apoio do Sicredi e do Sebrae/RS e buscou ampliar a visão dos participantes sobre as operações financeiras e o planejamento das atividades rurais.
Segundo o coordenador do Centro de Treinamento de Agricultores de Teutônia (Certa), Maicon Berwanger, o objetivo foi oferecer subsídios para decisões mais seguras e alinhadas à realidade de cada propriedade. “É fundamental abordar orçamento familiar, investimentos, fluxo de caixa e controle de finanças num cenário de constantes mudanças”, destacou.
O módulo incluiu também visita técnica à propriedade da família Sprandel, em Linha São Jacó, onde a jovem Jaíne Sprandel apresentou sua experiência na bovinocultura de leite e a importância de investir de forma gradual. Jaíne compartilhou sua trajetória, que incluiu mudança de curso superior de Engenharia Civil para Agronegócio, e o retorno à propriedade familiar.
Para o cursista Rafael Fronchetti, de Muçum, a combinação entre teoria e prática é um dos pontos fortes da capacitação. “Há muita diversidade na região e um olhar cada vez mais atento ao potencial da agricultura”, avaliou.
Além de gestão e finanças, o módulo abordou o Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF), crédito fundiário e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A turma reúne 20 jovens de seis municípios e seguirá com novas atividades em setembro.