10 de fevereiro de 2026
24ºC | Tempo nublado

MEIO AMBIENTE

Teutônia avança na elaboração do Plano de Arborização Urbana

Diagnóstico técnico já está 80% concluído e vai orientar o manejo das árvores nos espaços públicos

Por: Assessoria de Imprensa

10/02/2026 | 09:40
Foto: Marcel Lovato
Foto: Marcel Lovato

Desenvolvido desde julho de 2025, o Plano de Arborização Urbana de Teutônia, que vai orientar de forma técnica e planejada o manejo da vegetação nos espaços públicos, avança. Cerca de 80% do diagnóstico está concluído pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. A equipe realizou o mapeamento em todos os bairros, como registro fotográfico e documental de mais de 260 árvores.

O levantamento preliminar aponta que muitos problemas estão relacionados à escolha inadequada de espécies e à ausência de critérios técnicos no plantio. Segundo o Executivo, estes fatores resultam em danos às calçadas e comprometem o deslocamento de pedestres e pessoas com deficiência. A mobilidade urbana, acrescenta, é tratada como prioridade, especialmente em vias com passeios estreitos.

No plano, também estão previstas a integração com redes de saneamento, iluminação pública, fiação elétrica e circulação viária. Outro ponto importante é a definição de normas para podas, com o objetivo de evitar intervenções excessivas que prejudiquem a saúde das árvores e reduzam a sombra. A preferência será pelo uso de espécies nativas compatíveis com o ambiente urbano.

Paralelamente, o Município busca parceria com uma universidade para complementar o trabalho com mapeamento aéreo da cobertura vegetal. A conclusão do Plano de Arborização Urbana está prevista no decorrer deste ano, com apresentação prévia em audiência pública e análise do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commate). Posteriormente, o projeto será encaminhado para apreciação na Câmara de Vereadores.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.