O governador Eduardo Leite anunciou, na manhã desta quarta-feira, 29 de janeiro, em Bento Gonçalves, os municípios contemplados pelo Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS). A iniciativa, que conta com um investimento de R$ 300 milhões do governo estadual, tem como objetivo mitigar os impactos das enchentes por meio da limpeza e desassoreamento de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais. Entre as 154 cidades beneficiadas estão Teutônia e Poço das Antas.
Durante o evento, que também marcou a assinatura da ordem de início dos trabalhos em Bento Gonçalves, estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann, além de representantes das secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Reconstrução Gaúcha (Serg), bem como prefeitos das cidades contempladas.
“Vamos ter 40 frentes de trabalho em todo o estado para acelerar a limpeza dos rios e melhorar o escoamento das águas. Nosso objetivo é evitar que detritos de pequenos arroios cheguem aos grandes rios, comprometendo os canais de navegação e agravando os problemas de assoreamento”, destacou Mallmann durante a cerimônia de anúncio dos 154 municípios contemplados pelo projeto.
Sobre o programa
O Desassorear RS integra o Plano Rio Grande, que atua em três frentes para enfrentar os efeitos das enchentes: ações emergenciais, reconstrução e planejamento para o futuro do estado. O programa é voltado para municípios que declararam situação de emergência ou estado de calamidade devido a eventos climáticos extremos.
A execução das obras será coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) e pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), em parceria com as prefeituras municipais. O governo do Estado fornecerá financiamento, suporte técnico e supervisão, visando aumentar a segurança hídrica e reduzir os riscos de alagamentos.