12 de setembro de 2025
13ºC | Tempo limpo

COMPROMISSO COMPARTILHADO

Teutônia estimula comunidade a cuidar dos espaços públicos

Município busca envolver a sociedade civil no embelezamento da cidade, incentivando a cidadania e a responsabilidade socioambiental

Por: Marco Mallmann

12/09/2025 | 17:00
No início da Avenida 1 Leste, a Floricultura Bella Flor é responsável pelo cuidado do canteiro. Foto: Sara Ávila
No início da Avenida 1 Leste, a Floricultura Bella Flor é responsável pelo cuidado do canteiro. Foto: Sara Ávila

Mais do que transmitir beleza e organização, espaços públicos bem cuidados proporcionam convivência, lazer e bem-estar para a comunidade. Teutônia possui, atualmente, mais de 40 praças em seus bairros e no interior, além de diversas áreas verdes, canteiros e trevos.

Um dos desafios é manter esses locais limpos, floridos e organizados, seja pela questão de recursos, ou mesmo pela necessidade de uma equipe exclusiva para o trabalho. Em razão disso, em 2022, o município encaminhou ao Legislativo o projeto “Adote um Canteiro”, que se tornou lei municipal.

A proposta busca promover e estimular a participação da sociedade civil organizada e das pessoas

Projeto Adote um Canteiro tem o objetivo de estimular a comunidade a participar do embelezamento das áreas públicas. Foto: divulgação

jurídicas na urbanização, nos cuidados e na manutenção, em conjunto com o Poder Público, contribuindo com a cidadania e responsabilidade socioambiental. Também está no rol dos objetivos a preservação e a conservação do meio ambiente natural e artificial do município, através de serviços de jardinagem realizados pelos moradores das proximidades de cada uma dessas áreas.

Através do termo de adoção, válido por dois anos, o interessado assume as despesas e fica sob sua responsabilidade a conservação e manutenção. Findado o prazo, ele deve renovar seu pedido de adoção junto à Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer.

A secretária Vanessa Carniel explica que a pasta está fazendo um levantamento para saber o número exato desses espaços públicos. A ideia é ter a dimensão do todo e saber o que precisa ser feito em cada um deles.

“A partir disso, necessitaremos mais ainda do apoio da comunidade para a manutenção, já que se trata de um número expressivo”. Ela entende que o desafio é fazer com que as pessoas e as entidades tenham o entendimento de que, juntos, é possível fazer mais pelo município e que ambientes limpos, floridos e agradáveis trazem ainda mais qualidade de vida a todos.

“Envolver as comunidades na manutenção e embelezamento dos espaços de uso coletivo faz com que tenham um sentimento de pertencimento ainda maior”. Ela revela ainda que está sendo planejada uma revitalização para os próprios quadrantes que compõem o Centro Administrativo municipal, porém ainda em fase de discussão e sem prazo para execução. Além disso, um projeto sobre revitalização de praças públicas deve ser encaminhado ao Legislativo nos próximos dias.

Trabalho em conjunto

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente presta auxílio aos adotantes nas questões técnicas, especialmente para saber, por exemplo, que tipo de planta é mais adequada para cada local e qual a época ideal para o plantio de cada espécie. Outro ponto avaliado é a questão da visibilidade dos motoristas, principalmente quando se trata de trevos e canteiros. “Toda e qualquer orientação é de extrema importância”, aponta Vanessa.

Quem tiver interesse em adotar um canteiro pode entrar em contato com a secretaria, na Sala 17 da prefeitura, ou pelo fone/WhatsApp (51) 99877-3804. Aqueles que participam podem expor sua marca no local adotado, obedecendo as condições e especificações estabelecidas em lei, no que diz respeito a modelo e tamanho das placas de identificação.

“Fortalecendo esta parceria, estaremos contribuindo com a cidadania, com o meio ambiente e estimulando a responsabilidade no cuidado. Assim, teremos nossos espaços de lazer sempre organizados e a nossa cidade mais bonita”, completa a secretária.

Alguns que já participam

Com o aumento gradual da temperatura e a chegada da primavera, que inicia em 22 de setembro, as pessoas se sentem estimuladas a renovar e a embelezar os jardins de suas casas. Com esse olhar, diversas lideranças e empresários aplicam esta ideia também aos espaços públicos.

A Paróquia Teutônia Sul, a Comunidade Redentor e a Horta Comunitária adotaram espaços na Avenida 1 Leste, no Centro Administrativo, em frente à Brigada Militar, em frente à Câmara de Vereadores e logo abaixo do Poder Legislativo. “Entendo que podemos e devemos, como cidadãos responsáveis, fazer esse trabalho de embelezamento e cuidado. É parte do nosso compromisso de melhorar a cidade, tornando-a mais bonita, sustentável e mais verde”, aponta a pastora Cristiane Echelmeier.

Inclusive, para o evento Dia de Cooperar, em 30 de agosto, que teve a Praça Pastor Hugo Erich Wilhelm Ziebarth – Praça da Comunidade Redentor – no Bairro Canabarro, como uma das sedes, voluntários da Horta Comunitária realizaram um mutirão para embelezamento, com plantio de flores e arbustos. Mesmo tendo sido um momento pontual, para o evento realizado em parceria com a Sicredi, a pastora explica que a ideia da diretoria é monitorar e acompanhar o desenvolvimento das plantas ao longo de todo o ano.

A Revoar Corretora de Seguros, localizada no Centro Administrativo, adotou, há cerca de um ano, o canteiro na Avenida 1 Leste localizado em frente à Promotoria Pública. Para a proprietária, Rosita Schneider, o projeto é muito interessante. “Nós, cidadãos, queremos tudo bonito, mas não queremos o compromisso de cuidar. Por isso, adotamos o espaço. Agora, passando o inverno, vamos rever algumas plantas que não resistiram”.

Ela explica que havia a opção de plantar chás e temperos, mas que a poluição dos carros inviabilizaria o uso para o consumo. “As plantas podem ser lindas, mesmo sem serem flores, e terem sua utilidade para os pássaros e abelhas. A natureza precisa de mais ‘natureza’ e menos concreto”, completa Rosita.

A Floricultura Bella Flor, na esquina da Avenida 1 Leste com a Rua Major Bandeira, no Bairro Languiru, também cuida do canteiro central. A gerente Tânia Pederiva conta que foi procurada pela municipalidade, oferecendo o programa. Ela lembra que, na primeira reunião com a então secretária

Glaci Kunzler Dickel, a equipe da floricultura chegou à conclusão de que o custo seria alto, por se tratar de um canteiro grande, necessitar de preparo do solo e, posteriormente, manutenção contínua. “Foi aí que tivemos a ideia de falar com o comércio local para saber se alguém gostaria de auxiliar financeiramente, já que tínhamos que contratar máquina para cavar, adquirir muitas plantas e realizar o trabalho”.

Ela lembra que, no primeiro momento, as empresas auxiliaram, mas que, hoje, poucas ainda se disponibilizam, assegurando que a própria floricultura segue realizando a limpeza e a organização.
Tânia revela inclusive que o trabalho já deu resultado na clientela.

“Além dos muitos elogios pelo capricho e dedicação, já teve gente que disse que veio comprar porque ficaram sabendo que nós cuidamos do canteiro. Para nós, isso é muito satisfatório, pois é nosso trabalho que está ali”. Ela considera ainda que a adoção de canteiros é um movimento importante para o município, até porque Teutônia é uma cidade turística e promove diversos eventos que trazem pessoas de fora. “Nada mais bonito do que irmos a outras cidades e ouvirmos que nos visitaram e admiraram a limpeza e os canteiros com flores bonitas. Isso é muito importante. Cada vez mais as pessoas deveriam se juntar e realizar o trabalho, não esperar sempre pelo outro, porque é a atitude que faz a diferença”, finaliza.

No trevo entre os bairros Languiru e Alesgut (Lactalis), Sicredi realizou o plantio em formato de catavento. Foto: divulgação

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.